PlanET e RENU expandem produção de biometano no PR

publicado em 11/09/2025 08:40 e atualizado em 11/09/2025 08:54
aproximadamente 4min38s de leitura
COMPARTILHAR

Expansão da RENU e PlanET em Jacarezinho (PR) eleva produção de biometano a 15 mil m³/dia. Projeto inicia em 2026 e atrai investimentos, empregos e novas oportunidades na economia verde. Acesse e saiba mais.
Image
Foto: Assessoria de imprensa Biosfera Comunicação: a) PlanET Biogás Brasil- assinatura . b) Vista panorâmica de Jacarezinho (PR)
Quintas de Mercado em Expansão
Oportunidades & Novos Negócios

PlanET Biogás Brasil e RENU Energia anunciam expansão de planta de biometano em Jacarezinho (PR)

Projeto amplia capacidade de processamento para 250 toneladas de resíduos orgânicos variados por dia e produção de até 15 mil m³/dia de biometano; início das operações está previsto para 1º semestre de 2026

A PlanET Biogás Brasil e a RENU Energia acabam de firmar contrato para o desenvolvimento da engenharia de ampliação da planta de biometano localizada em Jacarezinho (PR). Com a expansão, a unidade passará a processar até 250 toneladas de substratos por dia e produzir até 15 mil metros cúbicos de biometano diariamente, volume capaz de substituir milhares de litros de diesel por dia, reduzindo emissões de gases de efeito estufa e custos logísticos.

O projeto marca o início de uma série de iniciativas da RENU para acelerar a transição energética no Brasil, transformando resíduos em energia limpa e gerando valor sustentável para parceiros, clientes e investidores. O biometano, derivado do biogás, é um combustível renovável que pode ser utilizado em veículos pesados, indústrias e redes de gás natural, ampliando a segurança energética e reduzindo a dependência de combustíveis fósseis.

De acordo com o Panorama do Biogás 2024 (CIBiogás), o Brasil já conta com mais de 1.633 plantas de biogás em operação, com capacidade instalada de 4,7 bilhões de Nm³/ano, e crescimento médio de 19% ao ano desde 2019. O número de plantas capazes de purificar biogás para biometano também cresce: já são 79 unidades com capacidade de 667 milhões de Nm³/ano, com novas ampliações previstas.

Para Luciane Fornari, CEO da PlanET Biogás Brasil, o projeto é um marco para o setor.

Mais do que ampliar a capacidade produtiva, estamos consolidando a visão da economia circular. Essa iniciativa mostra que tecnologia e sustentabilidade caminham juntas e reforça o papel do biometano como protagonista da transição energética brasileira, afirma Luciane Fornari.

A RENU Energia avalia que a obra representa um passo estratégico para posicionar a empresa na vanguarda da economia circular.

Jacarezinho terá uma das plantas mais modernas do país, preparada para atender à crescente demanda por combustíveis renováveis. Nosso objetivo é iniciar as obras em breve e transformar a cidade em um polo de referência no mercado de biometano, destacou Marco Zolet, CEO da companhia.

A Prefeitura de Jacarezinho também projeta impactos positivos para a região. De acordo com o prefeito, Marcelo Palhares (PSD), o biometano abre novas oportunidades de negócios, geração de empregos e atração de investimentos.

A parceria entre a RENU Energia e a PlanET Biogás Brasil coloca Jacarezinho no centro do mapa do biometano no Paraná e no Brasil. Queremos transformar essa conquista em um motor de desenvolvimento regional, estimulando tecnologia, criando empregos qualificados e fortalecendo a nossa economia com base em um futuro mais limpo e sustentável, declarou o prefeito.

 

⇒ Sintonize no Biogás: ouça episódios de podcast

Transformação de passivo em ativo

O biogás é um combustível renovável obtido a partir da decomposição anaeróbia (sem oxigênio) de resíduos orgânicos, como dejetos animais, restos de alimentos, resíduos agroindustriais e lodo de estações de tratamento. Essa digestão gera uma mistura rica em metano (CH₄) e dióxido de carbono (CO₂), que pode ser usada diretamente para gerar calor e eletricidade. 

Quando o biogás passa por um processo de purificação para remover o CO₂ e outras impurezas, obtém-se o biometano, gás de alto poder calorífico, com composição e desempenho equivalentes ao gás natural fóssil, mas com origem 100% renovável. Por sua vez, o biometano pode ser injetado em redes de distribuição de gás, utilizado como combustível veicular ou abastecer processos industriais, substituindo combustíveis fósseis e contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa.

A previsão de início da ampliação é janeiro de 2026. A partir deste projeto, Jacarezinho (PR) reforça a tendência global de valorização de resíduos e de descarbonização da matriz energética, colocando o município paranaense no mapa dos protagonistas da nova economia verde no Brasil.

 

Assine nossa Newsletter

 

 

Gostou do assunto?

Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?

 


 

Copyright © 2018 - 2025 Todos os direitos reservados - Portal Energia e Biogás®.

Outras Postagens Similares


Image 08/01/2025

SP ganhará plantas de biometano

Interior de SP terá novas plantas de biometano em Guatapará e Piratininga, operadas pela Orizon e Estre. Apoiado pelo Governo do Estado, projeto visa descarbonização e economia...

Continue Lendo

Image 22/02/2025

ABREN amplia a sua atuação setorial

A atuação setorial foi ampliada para representar todas as formas de geração de energia a partir de resíduos, incluindo biogás, biometano, combustão, gaseificação e piróli...

Continue Lendo

Image 19/08/2025

31ª Fenasucro & Agrocana

Fenasucro & Agrocana 2025 e a nova FenaBio trouxeram debates sobre biogás, biometano, hidrogênio verde, SAF e descarbonização, reforçando o papel do Brasil na transição ener...

Continue Lendo

Image 30/08/2025

Biometano em São Paulo

Evento na FIESP debateu o futuro do biometano em São Paulo, destacando potencial de 6,4 milhões m³/dia até 2030. Especialistas apontaram desafios de custo, logística e regula�...

Continue Lendo

Copyright ©. Todos os direitos reservados.

Loading...