O biometano é um biocombustível sustentável e renovável, equivalente ao GNV por compartilhar a mesma molécula de metano (CH₄). Produzido a partir de resíduos orgânicos, o biometano é regulado pela ANP no Brasil, garantindo segurança e qualidade. Veículos projetados para GNV podem utilizá-lo sem adaptações, abrangendo automóveis, caminhonetes, caminhões e máquinas agrícolas. Além disso, sua aplicação em Corredores Azuis promove a transição energética no transporte, reduzindo emissões e fortalecendo a mobilidade sustentável.
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O biometano é equivalente e intercambiável ao GNV, pois ambos compartilham a mesma molécula de metano (CH₄). A única diferença está na origem: o biometano é produzido de fontes renováveis, enquanto o GNV é derivado de combustíveis fósseis. Atendendo às mesmas especificações técnicas, o biometano pode suprir as demandas atuais do GNV. No Brasil, sua regulamentação é garantida pela ANP, assegurando qualidade e segurança.
Qualquer veículo projetado para consumir GNV também pode ser abastecido com biometano, pois ambos utilizam a mesma tecnologia e especificações técnicas. Diversos modelos de veículos, de diferentes montadoras, já são fabricados para operar com GNV ou biometano. Além disso, é possível converter motores a gasolina, etanol ou diesel para utilizarem biometano ou GNV. A seguir, será apresentado uma lista com diferentes modelos de veículos GNV/Biometano, de variadas montadoras, que atendem a essa demanda sustentável.
Audi, modelo A5 Sportback G-Tron, ano 2018, equipado com motor flexível 2.0 TFSI (turbinado e com injeção direta) de 170 cavalos: veículo produzido de fábrica para consumir GNV foi testado com Biometano pela Itaipu e pelo CIBiogás apresentando resultados muito satisfatórios para uso do biocombustível. https://youtu.be/nXI0VW7VMEg?si=LMCi44hpPlr2-01F
Foto: https://automotivebusiness.com.br/noticias/veiculos-testam-potencial-do-biogas-brasileiro
Toyota: Em outubro de 2024, durante o evento do G20 em Foz do Iguaçu, a Toyota apresentou um protótipo da picape Hilux movida a biometano, destacando seu compromisso com soluções sustentáveis que utilizam biocombustíveis. Embora a fabricante não tenha fornecido detalhes específicos sobre a motorização do modelo, especula-se que o protótipo utilize o motor 2.7 de quatro cilindros, já disponível no Brasil, adaptado para rodar com biometano ou outras fontes de alimentação sustentável.
Scania: em 2020 uma das novidades da Fenatran foi o modelo R 410 6x2 com motor a gás, ciclo Otto, 12,7 litros, 410 cv de potência a 1.900 rpm e 204 mkgf de torque entre 1.100 e 1.400 rpm. Em abril de 2024 a montadora destacou quatro modelos de caminhões movidos a gás (natural e/ou biometano), especialmente projetados para operações de médias e longas distâncias. Equipados com motores ciclo Otto, semelhantes aos utilizados em automóveis, esses veículos operam com 100% de gás natural, biometano ou uma mistura de ambos. Com tecnologia desenvolvida exclusivamente para gás, os motores não são convertidos de diesel, garantindo o desempenho robusto e a força equivalente aos modelos diesel, além de serem significativamente mais silenciosos. Confira os modelos disponíveis:
→ Scania P 280
Configurações: 4x2, 6x2 e 6x4, com opções de chassi rígido ou plataforma.
Motor: 9 litros, com 280 cavalos e torque de 1.350 Nm (1.000–1.400 rpm).
Entre-eixos: De 3.750 mm a 6.350 mm.
Capacidade de Gás: 182 ou 226 m³.
Autonomia: Entre 400 e 500 km.
→ Scania P/G 340
Configurações: Cabines P ou G, na versão 4x2.
Motor: 9 litros, com 340 cavalos e torque de 1.600 Nm (1.100–1.400 rpm).
Entre-eixos: 3.750 mm ou 3.950 mm.
Capacidade de Gás: 182 ou 226 m³.
Autonomia: Entre 400 e 500 km.
→ Scania GH 420 Highline
Configurações: 4x2, 6x2 e 6x4, com cabine alta Highline.
Motor: 13 litros, com 420 cavalos e torque de 2.100 Nm (1.000–1.350 rpm).
Entre-eixos: 3.600 mm.
Capacidade de Gás: 300 m³.
→ Scania GH 460 Highline
Configurações: 4x2, 6x2 e 6x4, com cabine alta Highline.
Motor: 13 litros, com 460 cavalos e torque de 2.300 Nm (1.000–1.350 rpm).
Autonomia: Aproximadamente 650 km.
IVECO S-Way NG, modelo S-Way 460 (6x2), é um caminhão de alta performance movido a GNV e biometano, projetado para eficiência e sustentabilidade. Equipado com motor FPT Cursor 13 de ciclo Otto, oferece potência máxima de 460 cv a 1.900 rpm e torque de 2.000 Nm entre 1.000 e 1.400 rpm. Este motor foi projetado exclusivamente para combustíveis gasosos, proporcionando desempenho superior. O modelo é bicombustível, permitindo o uso de gás natural, biometano ou uma mistura, reduzindo emissões de CO₂ e custos operacionais. Atende ao Proconve P8 (Euro 6), os padrões mais rigorosos de emissões, garantindo uma operação mais limpa e sustentável. Disponível nas versões Grand Cab e Mega Cab, combina conforto, design aerodinâmico e eficiência. Com a implementação de tecnologias avançadas, o S-Way NG reforça o compromisso com a descarbonização da montadora, sendo uma solução de transição energética para o transporte sustentável.
Volkswagen, modelo Constellation 26.280 movido a biometano foi apresentado na Fenatran 2024, reforçando o compromisso da montadora com a sustentabilidade. O modelo Constellation 26.280 possui tanques de aço carbono que armazenam até 240 m³ (960 litros) de biometano distribuídos em 8 cilindros, proporcionando autonomia de até 300 km. Equipado com motor ciclo Otto de 280 cv e torque de 1.100 Nm, similar à versão diesel, entrega alto desempenho aliado à redução de até 90% nas emissões de CO2e. Caminhão foi projetado para atender ao serviço de coleta de resíduos sólidos, oferece robustez e conforto, com transmissão automática, controle de estabilidade, assistente de partida em rampa e freio retarder. Seu sistema de exaustão reduz o ruído, permitindo operações noturnas em centros urbanos. Além disso, é uma solução econômica e sustentável, ideal para empresas que buscam eficiência operacional e impacto ambiental positivo. Os testes reais começam em 2025.
New Holland, modelo T6 Methane Power - trator movido a biometano é o primeiro trator agrícola de produção 100% movido a metano no mundo. Projetado para uso eficiente do biometano, é equipado com o motor FPT NEF 6.7 L, de ciclo Otto, desenvolvido especialmente para aplicações agrícolas. Esse motor de 6 cilindros entrega potência nominal de 152 cv e potência máxima de 182 cv com EPM (Gerenciamento de Potência do Motor), oferecendo torque máximo de 738 Nm a 1.500 rpm. Seu sistema de injeção multiponto e aspiração turbo intercooler garante eficiência e durabilidade, igualando o desempenho de motores a diesel. Com cilindros de combustível que totalizam 455 litros, o trator possui autonomia ideal para operações agrícolas intensivas. Além de reduzir em até 80% as emissões globais e 25% de CO₂, é peça-chave no conceito de Energy Independent Farm, promovendo autossuficiência energética com combustível renovável. Desde 2013, sua tecnologia é comprovada em testes globais, consolidando o T6 Methane Power como referência em sustentabilidade e alta performance no campo. No Brasil, o lançamento comercial do trator T6 Methane Power ocorreu na durante o Show Rural Coopavel 2022, em Cascavel - PR.
Conforme destacado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), a conversão de motores a gasolina, etanol, flex ou diesel para Gás Natural Veicular (GNV) é uma solução eficiente, econômica e sustentável, que reduz os custos operacionais e as emissões de gases de efeito estufa. A instalação de kits GNV permite uma combustão mais limpa, além de possibilitar o uso de um combustível mais barato e disponível.
A CNT enfatiza a importância de que a conversão seja realizada em oficinas certificadas pelo Inmetro, garantindo a conformidade e a segurança na instalação do kit. O Inmetro assegura que todos os componentes do sistema sejam testados rigorosamente, garantindo confiabilidade e segurança. Em caso de vazamento, o GNV se dissipa rapidamente, evitando riscos de combustão. As normas de segurança para postos de abastecimento também são rigorosas, assegurando qualidade e segurança ao consumidor.
Além disso, veículos convertidos para GNV podem ser abastecidos com biometano, um gás renovável que oferece ainda mais benefícios ambientais, pois contribui para a economia circular, aproveitando resíduos locais e reduzindo ainda mais as emissões.
Para frotas dedicadas, a adoção do biometano é uma alternativa sustentável que fortalece a transição energética, sem a necessidade de modificar os veículos já convertidos para GNV.
São rotas com pontos de abastecimento de GNV ou biometano, essenciais para garantir a segurança do suprimento de gás e incentivar a transição energética no transporte de cargas pesadas. O principal objetivo é reduzir os riscos de falta de combustível durante o trajeto.
Corredor Azul recebe esse nome devido à cor da chama do gás quando queimado. O conceito surgiu na Rússia e refere-se a rotas em que caminhões utilizam GNV (gás natural veicular) ou GNL (gás liquefeito) em vez de diesel. Na Europa, esses corredores já existem há mais de duas décadas e têm sido usados para abastecer caminhões e ônibus.
Esses pontos de abastecimento permitem que os caminhões percorram rotas mais extensas sem a necessidade de retornar aos pontos de origem para reabastecimento.
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