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SAF e SMF

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Os combustíveis sustentáveis para aviação (SAF) e transporte marítimo (SMF) são fundamentais para reduzir as emissões globais. Nesta seção, exploramos o papel do biogás na produção desses combustíveis revolucionários. Você encontrará informações sobre tecnologias emergentes, regulamentações, linhas de financiamento, além de exemplos práticos e cases inspiradores. Conecte-se com as principais iniciativas e descubra como o biogás está ajudando a moldar o futuro do transporte sustentável e da transição energética global.

Saiba mais sobre SAF e SMF

Desvende o potencial dos combustíveis sustentáveis para aviação e transporte marítimo. Inovações que impulsionam a transição energética para uma nova era.


Combustíveis Sustentáveis para Aviação e Navegação

  • O que é SAF?
  • O que é SMF?

São combustíveis produzidos a partir de matérias-primas sustentáveis ​​e são muito semelhante em sua química aos combustível fósseis tradicionais.

Os combustíveis sustentáveis para aviação (Sustainable Aviation Fuel - SAF) e navegação (Sustainable Marine Fuel - SMF) representam uma revolução na indústria de transportes, oferecendo uma alternativa ambientalmente amigável aos combustíveis fósseis tradicionais. Produzidos a partir de fontes renováveis, como resíduos agrícolas, óleos vegetais, biogás e até mesmo resíduos de cozinha, esses biocombustíveis desempenham um papel crucial na descarbonização dos setores aéreo e marítimo.

 

O que torna o SAF e SMF tão especiais?

  • Redução significativa das emissões de gases de efeito estufa: Ao substituir os combustíveis fósseis, o SAF e o SMF contribuem para a mitigação das mudanças climáticas.
  • Diversidade de matérias-primas: A flexibilidade na escolha das matéri-primas permite adaptar a produção aos recursos locais e minimizar o impacto ambiental.
  • Compatibilidade com infraestrutura existente: Em muitos casos, o SAF e o SMF podem ser utilizados em motores e infraestruturas existentes, reduzindo os custos de adaptação.

 

Processos de Conversão de Biometano em SAF e SMF

O biogás, gerado a partir da decomposição anaeróbica de matéria orgânica, é uma fonte de energia renovável e versátil. Após a purificação, o biometano pode ser convertido em SAF e SMF por meio de diferentes rotas:

  • Síntese de Fischer-Tropsch: Essa rota envolve a conversão do biometano em hidrocarbonetos de cadeia longa, que podem ser utilizados como base para a produção de SAF e SMF.
  • Hidroprocessamento: O biometano é submetido a altas temperaturas e pressões na presença de catalisadores para produzir hidrocarbonetos com propriedades semelhantes aos combustíveis fósseis.
  • Alcohol-to-Jet: tecnologia que converte álcoois, como etanol e isobutanol, em SAF por meio de processos químicos de desidratação, oligomerização e hidrotratamento.
  • Rota biológica: Algumas bactérias são capazes de converter diretamente o biometano em hidrocarbonetos, oferecendo uma alternativa mais sustentável e eficiente.

 

Exemplos de Combustíveis Sustentáveis para Aviação (SAF) e rotas autorizadas no Brasil (ANP):

  1. Querosene parafínico hidroprocessado e sintetizado por Fischer-Tropsch (SPK-FT);
  2. Querosene parafínico sintetizado por ácidos graxos e ésteres hidroprocessados (SPK-HEFA);
  3. Querosene parafínico sintetizado com aromáticos (SPK/A);
  4. Querosene parafínico sintetizado por álcool (SPK-ATJ);
  5. Isoparafinas sintetizadas de açúcares fermentados e hidroprocessados (SIP);
  6. Querosene de hidrotermólise catalítica (CHJ); e
  7. Querosene parafínico sintetizado por hidrocarbonetos bioderivados, ácidos graxos e ésteres hidroprocessados (SPK-HC-HEFA).

 

Exemplos de Combustíveis Marítimos Sustentáveis (SMF):

  • Biometano Líquido para substituir Gás Natural Liquefeito (GNL)
  • Metanol
  • Amônia
  • Hidrogênio (H2)

 

Exemplos de Biocombustíveis que promissores para reduzir as emissões de GEE no transporte marítimo, além de viabilizar a produção de Combustíveis Marítimos Sustentáveis (SMF):

  • Biodiesel (Fatty Acid Methyl Ester - FAME)
  • Biometano
  • Biometanol
  • Etanol
  • Hydrotreated Vegetable Oil (HVO)

 

A contribuição do biogás para a produção de SAF e SMF:

  • Fonte de carbono renovável: O biometano fornece o carbono necessário para a síntese dos biocombustíveis, reduzindo a dependência de fontes fósseis.
  • Ciclo de carbono fechado: A utilização do biogás fecha o ciclo do carbono, contribuindo para a neutralidade climática.
  • Valorização de resíduos: O biogás é gerado a partir de resíduos orgânicos, transformando um problema em uma oportunidade.

 

Redução de Emissões na Aviação e Transporte Marítimo

A adoção do SAF e SMF representa um marco importante na transição para um transporte mais sustentável. Ao reduzir as emissões de gases de efeito estufa, esses biocombustíveis contribuem para:

  • Cumprimento das metas climáticas globais: O setor de transportes é um dos principais emissores de gases de efeito estufa. A utilização de SAF e SMF é fundamental para alcançar as metas estabelecidas nos acordos internacionais.
  • Melhoria da qualidade do ar: A redução das emissões de poluentes atmosféricos contribui para a melhoria da saúde humana e do meio ambiente.
  • Fortalecimento da economia circular: A utilização de resíduos como matéria-prima para a produção de biocombustíveis promove a economia circular e reduz a dependência de recursos naturais.

 

Incentivos para Produção de SAF e SMF

Diversos países, incluindo o Brasil, têm implementado políticas e incentivos para estimular a produção e o uso de SAF e SMF. Esses incentivos podem incluir:

  • Crédito de carbono: A atribuição de créditos de carbono aos produtores de SAF e SMF incentiva a produção e a comercialização desses biocombustíveis.
  • Isenções fiscais: A redução de impostos sobre a produção e a comercialização de SAF e SMF torna esses biocombustíveis mais competitivos em relação aos combustíveis fósseis.
  • Linhas de financiamento: A disponibilização de linhas de crédito específicas para projetos de produção de SAF e SMF facilita o acesso ao capital necessário para a implementação desses projetos.
  • A Autorização ANP nº 402/2024 permitiu, em caráter especial, a comercialização pela Petrobras, de óleo combustível marítimo (bunker) com até 24% de biodiesel (volume), observadas as especificações
    estabelecidas; Empresas têm utilizado o B100 como substituto ao diesel fóssil em embarcações fluviais brasileiras.

O Brasil, com sua vasta biodiversidade e potencial para produção de bioenergia, possui um papel fundamental no desenvolvimento da indústria de SAF e SMF.

Outras rotas a partir da purificação do biogás

Além da produção de SAF e SMF, o biogás purificado (biometano) pode ser utilizado para:

  • Geração de eletricidade: O biogás pode ser queimado em motores a gás para gerar eletricidade, contribuindo para a diversificação da matriz energética.
  • Injeção na rede de gás natural: O biometano, obtido a partir da purificação do biogás, pode ser injetado diretamente na rede de gás natural. O seu uso direto pode substituir o gás natural, de origem fóssil.
  • Produção de hidrogênio: O biometano pode ser reformado para produzir hidrogênio, que pode ser utilizado em diversas aplicações, como a produção de combustíveis sintéticos e a geração de eletricidade em células a combustível.

O biogás representa uma fonte de energia renovável e versátil, com um enorme potencial para contribuir para a transição para uma economia de baixo carbono.

 

 

Referências Consultadas

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