Programa de Aceleração da Transição Energética (Paten)

autor: Heleno Quevedo de Lima
publicado em 24/01/2025 00:13 e atualizado em 24/01/2025 00:32
aproximadamente 2min36s de leitura
COMPARTILHAR

Paten impulsiona a transição energética no Brasil com financiamentos acessíveis para projetos sustentáveis. A a Lei nº 15.103 de 22 de janeiro de 2025 foi sancionada nesta quinta-feira, 23 de janeiro de 2025.
Image
Foto: Arquivo Portal Energia e Biogás
Brasil
Ministério de Minas e Energia

Programa de Aceleração da Transição Energética (Paten)

Lei sanciona incentivos para o setor de biogás e outras fontes de energias renováveis.

 

Nesta quinta-feira (23), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº 15.103 de 22 de janeiro de 2025, que institui o Programa de Aceleração da Transição Energética (Paten). A medida tem como objetivo principal fomentar projetos de energia limpa e sustentável, como os de biogás e biometano, por meio de empréstimos mais acessíveis e políticas de incentivo fiscal.

O Paten viabiliza a criação do Fundo Verde, administrado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Este fundo utiliza créditos tributários e precatórios das empresas como garantia, permitindo taxas de juros reduzidas para financiar iniciativas sustentáveis. Além disso, o programa prioriza setores como biocombustíveis, energia solar, eólica, nuclear e recuperação energética de resíduos.

A lei também incentiva a negociação de dívidas fiscais, vinculando-as a investimentos em transição energética. Empresas com projetos aprovados poderão renegociar impostos em troca de aportes em tecnologias de baixa emissão de carbono.

Entre os combustíveis contemplados estão o biogás e o biometano, gerados a partir de resíduos orgânicos e com grande potencial para reduzir emissões de gases de efeito estufa. Esses setores receberão “atenção especial” do programa, reafirmando o compromisso do Brasil com a inovação tecnológica e as metas globais de sustentabilidade.

“O Paten desburocratiza o acesso a financiamentos de projetos de energia de baixo carbono e posiciona o Brasil como líder global na transição energética,” segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

A iniciativa também fortalece investimentos em pesquisas e eficiência energética, assegurando a continuidade do crescimento econômico sustentável. A expectativa é que o programa impulsione a economia verde, promova empregos e torne o Brasil referência na descarbonização.

O setor de biogás e biometano, em particular, destaca-se como um dos pilares dessa transformação, com grande potencial de impacto ambiental e econômico.

 

Saiba mais: D.O.U de 23/01/2025, pág. nº 1

Lei nº 15.103 de 22 de janeiro de 2025, data de publicação 23 de Janeiro de 2025: Texto integral

 

 

Gostou do assunto?

Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?

 


 

Copyright © 2018 - 2025 Todos os direitos reservados - Portal Energia e Biogás®.

Outras Postagens Similares


Image 24/11/2023

BNDES financia usina gaúcha de biometano

Empreendimento da Bioo Holding S.A. em Triunfo, no Rio Grande do Sul, será apoiado com R$ 157 milhões, sendo R$ 79,8 mi do Fundo Clima....

Continue Lendo

Image 27/12/2024

Mercado de Carbono: oportunidades para o setor de biogás

A Lei nº 15.042 de 2024 cria o mercado regulado de carbono no Brasil, abrindo oportunidades para o setor de biogás com geração de créditos de carbono, inovação tecnológica ...

Continue Lendo

Image 20/01/2025

Biogás e Biometano: Mudando Opiniões

Biogás e biometano estão transformando resíduos em energia limpa e sustentável, ganhando destaque na transição energética do Brasil. Em um novo artigo, Dr Fábio Soares dest...

Continue Lendo

Image 23/01/2025

Prêmio Melhores do Biogás - Indicações ao Prêmio até o dia 2 de fevereiro

Indicações ao Prêmio Melhores do Biogás Brasil estão abertas até 02/02! Reconheça destaques do setor no 7º FSBBB, que ocorre de 8 a 10/04 em Bento Gonçalves (RS). Saiba ma...

Continue Lendo

Copyright ©. Todos os direitos reservados.

Loading...