Biometano na Scania - Rumo a um Transporte Sustentável
Uma estratégia decisiva para avançar na transição energética e beneficiar os consumidores.
Heleno Quevedo | Colunista do Portal Energia e Biogás — Hoje na nossa coluna, vou apresentar o relato de primeira visita técnica, de cinco visitas realizadas na última semana, proporcionadas pela “press trip - Biogás e Biometano: produção, tecnologias e aplicações energéticas”, uma ação fomentada pela IPS e realizada em parceria com a Amplum Biogás e ABiogás.
O ponto de partida para essa imersão em grandes ações de transição energético com biogás e biometano foi a fábrica da Scania em São Bernardo do Campo / SP. A Scania oportunizou uma imersão focada nos desafios da transição energética no transporte de carga pesada para um grupo de jornalistas, participantes da Biogás Press Trip. Uma palestra conduzida por Paulo Moraes, Vice-Presidente de Vendas & Marketing da Scania Latin America, foi apenas o prelúdio de uma experiência mais abrangente. Antes da visita técnica à linha de produção de caminhões na fábrica de São Bernardo do Campo, Moraes destacou o compromisso em liderar a transição para um sistema de transporte mais sustentável. As metas delineadas pela Scania são ambiciosas e baseadas em ciência, visando a redução de 50% das emissões de CO2 das operações até 2025, além de uma redução de 20% das emissões de CO2 dos produtos no mesmo período.
Um dos principais pontos destacados por Moraes foi a pegada ambiental da Scania, evidenciada pelo uso de energia elétrica proveniente exclusivamente de fontes renováveis. Essa abordagem busca não apenas a eficiência energética, mas também a redução na geração de resíduos e o aumento da reciclagem, contribuindo para uma jornada sustentável.
⇒ Clique aqui para seguir o canal do Portal Energia e Biogás no WhatsApp.
No âmbito da gestão hídrica, a Scania implementa estações de tratamento de águas residuais, promovendo a redução no consumo de água e buscando para suas plantas a certificação “Lixo Zero”. Essas iniciativas refletem o compromisso da empresa não apenas com a descarbonização, mas também com práticas ambientalmente responsáveis em todas as fases de sua operação.
Um destaque notável na apresentação foi a ênfase na adoção do biometano como parte integral da estratégia de descarbonização da Scania. Recentemente a Scania fechou contrato com a Raízen para receber 7.800 metros cúbicos de biometano por dia, equivalente a 100% do consumo da fábrica Scania em São Bernardo do Campo. A empresa visa atingir as metas de redução de emissões de CO2 até 2025 nos Escopos 1 e 2. A substituição do biometano, aliada a outras iniciativas, é fundamental para alcançar essa meta.
Os caminhões movidos a biometano são destacados como uma solução escalável e eficaz para a descarbonização no transporte pesado. Comparativamente ao diesel, esses veículos podem reduzir as emissões em até 85%, evidenciando o impacto positivo dessa tecnologia na busca por um transporte mais sustentável.
A abordagem sustentável da Scania não se limita apenas à sua operação, estendendo-se para seus clientes. A empresa busca impactar as emissões dos clientes através de ações como eficiência de combustível, promoção de combustíveis renováveis e treinamento de motoristas, inserindo-se no Escopo 3 e demonstrando um compromisso holístico com a sustentabilidade em toda a cadeia de valor.
Ao encerrar a palestra, Moraes enfatizou que o futuro do transporte pesado é eclético, incorporando diversas tecnologias de combustíveis renováveis, como biodiesel, biometano, HVO, híbridos e células de combustível. Essa visão reflete o comprometimento da Scania com a inovação contínua e a coexistência harmoniosa de soluções para enfrentar os desafios do nosso século, unindo a demanda por energia à necessidade de descarte responsável de resíduos.
Na próxima etapa, a fábrica, ao receber os visitantes, revelou-se uma vanguarda da indústria, incorporando os princípios da Indústria 4.0. A produção de caminhões na Scania é caracterizada por uma automação industrial avançada e eficiente, baseada na integração sinérgica de diferentes tecnologias, incluindo inteligência artificial, robótica e conectividade pela internet. Essa abordagem não apenas otimiza a eficiência da produção, mas também ressalta o compromisso da Scania com a inovação tecnológica para impulsionar a sustentabilidade.
A linha de produção ágil e eficiente da Scania é uma expressão tangível do compromisso da empresa em alinhar-se às metas de redução de emissões, integrando práticas sustentáveis desde o processo fabril. A automação industrial não apenas aumenta a eficiência operacional, mas também minimiza o impacto ambiental, contribuindo para a jornada sustentável delineada anteriormente por Moraes.
Após a fascinante visita técnica, os participantes foram convidados a uma experiência prática e emocionante: o test-drive nos caminhões movidos a biometano. Essa etapa da visita permitiu que os participantes experimentassem em primeira mão a inovação da Scania, não apenas em termos de sustentabilidade, mas também em desempenho e eficiência.
A Scania, ao combinar sua visão ambiciosa de transição energética com a incorporação de tecnologias de ponta na produção de caminhões, está posicionando-se como uma líder não apenas na busca pela descarbonização, mas também na transformação da indústria de transporte. A experiência completa, desde a visão estratégica até a vivência prática nos caminhões a biometano, solidifica a posição da Scania como uma empresa inovadora, comprometida tanto com a sustentabilidade quanto com a excelência tecnológica.
*O colunista viajou a convite da organização da Biogás Press Trip: IPS, Amplum Biogás e ABiogás.
Sobre Biogás Press Trip:
Uma viagem com jornalistas e produotresde conteúdos para promover a pauta do biogás, teve como objetivo principal sensibilizar os participantes à causa do biogás e do biometano. O evento iniciou no 1⁰ dia do Fórum do Biogás (13 de novembro) e encerrou dia 17, última sexta-feira. O roteiro de cinco visitas técnicas possibilitou uma imersão no universo do biogás, para quem leva informações e soluções mundo afora. A realização da press trip foi uma parceria entre a ABiogás, IPS e Amplum Biogás. Todos os custos dos jornalistas foram subsidiados pela IPS. As entidades envolvidas não obtiveram lucros tampouco benefícios financeiros.
O roteiro de visitas técnicas teve a seguinte programação:
-
- Fábrica da Scania, em São Bernardo do Campo, para conhecer as tecnologias e aplicações do biometano para caminhões.
- Tribo indígena do Jaraguá, em São Paulo, que por meio do Homebiogas, possuem 37 biodigestores em escala doméstica para atender cerca de 900 indígenas, levando gás de cozinha por meio do tratamento dos próprios dejetos.
- ETE da Sabesp, em Franca. Para conhecer toda o projeto da planta e aplicações do biometano na frota veicular da empresa.
- UNICAMP, em Campinas, para conhecer os mais recentes estudos de codigestao para o setor sucroenergético, iniciativas de startups e pesquisa com o hidrogênio renovável.
- Ecoparque da Orizon, para compreender toda a estrutura de captação de biogas de aterros e aplicações energéticas.
- Transição Energética - O Biometano como Protagonista da Sustentabilidade.
A coluna Biogás em Pauta aborda diferentes temáticas relacionadas com o processo de produção de biogás, destacando a relação com fatores ambientais, sociais, econômicos e corporativos.
Gostou do assunto?
Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?
Autor: Heleno Quevedo Publicado em: 21 de novembro de 2023.
Este artigo não é de autoria do Portal Energia e Biogás, portanto, os créditos e responsabilidades sobre seu conteúdo são dos autores. O Portal de Energia e Biogás oferece espaço para que especialistas publiquem seus artigos, opiniões, análises ou conteúdos técnicos relacionados ao mercado de biogás, biometano e biodigestores. Os textos são validados pela equipe editorial do portal, que define a possibilidade de publicação. O conteúdo das opiniões enviadas e publicadas neste espaço não refletem necessariamente a opinião do Portal Energia e Biogás.