Biodigestores proporcionam saneamento e transição energética em terra indígena Guarani
Território indígena Guarani do Jaraguá, localizado na capital metropolitana de São Paulo, abriga cerca de mil pessoas que foram beneficiadas com a iniciativa.
Heleno Quevedo | Colunista do Portal Energia e Biogás — Continuámos com nosso relato sobre a segunda visita técnica (de uma série de cinco visitas realizadas na última semana) proporcionada pela “press trip - Biogás e Biometano: produção, tecnologias e aplicações energéticas”, uma ação fomentada pela IPS e realizada em parceria com a Amplum Biogás e ABiogás.
A HomeBiogas liderou o maior projeto de saneamento básico em terras indígenas do Brasil, beneficiando a Terra Indígena Guarani do Jaraguá, em São Paulo. Com 36 banheiros ecológicos, sendo 31 financiados pela Prefeitura de São Paulo e 5 pela ONG TETO em parceria com a SOFTYS, a iniciativa impactou positivamente cerca de mil pessoas.
⇒ Clique aqui para seguir o canal do Portal Energia e Biogás no WhatsApp.
O projeto, concluído em janeiro, utilizou o biodigestor HomeBiogas 2.0, processando resíduos orgânicos e esterco animal para gerar biogás e biofertilizante. A ação envolveu a comunidade, promovendo aprendizado prático e protagonismo local.
“Além de melhorar a qualidade de vida da população da aldeia, a solução sustentável substituiu práticas prejudiciais ao meio ambiente, como o uso de lenha e carvão”, destacou o Pajé Karai Yapua (Pedro).
O CEO da BioMovement, distribuidora exclusiva da tecnologia, citou os benefícios ambientais e sociais, reduzindo desmatamento e riscos à saúde:
“A solução também minimiza o desmatamento e reduz os riscos à saúde, como as mortes anuais associadas a complicações respiratórias causadas pela inalação de fumaça, muitas vezes tóxica. Uma solução que impulsiona o bem-estar social e ambiental, transformando a realidade dessa comunidade”, explica Leandro Toledano.
A Prefeitura de São Paulo, liderada por Ricardo Nunes, e secretários municipais foram fundamentais na articulação, junto com a Coordenadoria dos Povos Indígenas, SMDET, e a ONG TETO em parceria com a SOFTYS.
*O colunista viajou a convite da organização da Biogás Press Trip: IPS, Amplum Biogás e ABiogás.
Sobre Biogás Press Trip:
Uma viagem com jornalistas e produotresde conteúdos para promover a pauta do biogás, teve como objetivo principal sensibilizar os participantes à causa do biogás e do biometano. O evento iniciou no 1⁰ dia do Fórum do Biogás (13 de novembro) e encerrou dia 17, última sexta-feira. O roteiro de cinco visitas técnicas possibilitou uma imersão no universo do biogás, para quem leva informações e soluções mundo afora. A realização da press trip foi uma parceria entre a ABiogás, IPS e Amplum Biogás. Todos os custos dos jornalistas foram subsidiados pela IPS. As entidades envolvidas não obtiveram lucros tampouco benefícios financeiros.
O roteiro de visitas técnicas teve a seguinte programação:
-
- Fábrica da Scania, em São Bernardo do Campo, para conhecer as tecnologias e aplicações do biometano para caminhões.
- Tribo indígena do Jaraguá, em São Paulo, que por meio do Homebiogas, possuem 37 biodigestores em escala doméstica para atender cerca de 900 indígenas, levando gás de cozinha por meio do tratamento dos próprios dejetos.
- ETE da Sabesp, em Franca. Para conhecer toda o projeto da planta e aplicações do biometano na frota veicular da empresa.
- UNICAMP, em Campinas, para conhecer os mais recentes estudos de codigestao para o setor sucroenergético, iniciativas de startups e pesquisa com o hidrogênio renovável.
- Ecoparque da Orizon, para compreender toda a estrutura de captação de biogas de aterros e aplicações energéticas.
- Transição Energética - O Biometano como Protagonista da Sustentabilidade.
A coluna Biogás em Pauta aborda diferentes temáticas relacionadas com o processo de produção de biogás, destacando a relação com fatores ambientais, sociais, econômicos e corporativos.
Gostou do assunto?
Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?
Autor: Heleno Quevedo Publicado em: 22 de novembro de 2023.
Este artigo não é de autoria do Portal Energia e Biogás, portanto, os créditos e responsabilidades sobre seu conteúdo são dos autores. O Portal de Energia e Biogás oferece espaço para que especialistas publiquem seus artigos, opiniões, análises ou conteúdos técnicos relacionados ao mercado de biogás, biometano e biodigestores. Os textos são validados pela equipe editorial do portal, que define a possibilidade de publicação. O conteúdo das opiniões enviadas e publicadas neste espaço não refletem necessariamente a opinião do Portal Energia e Biogás.