Ranking dos Livros de Biogás mais recomendados
1ª Edição – Abril de 2021
O que é?
O Ranking dos livros de Biogás é uma ação do Portal Energia e Biogás para incentivar a leitura técnica de diversas publicações na área de biogás e digestão anaeróbia.
A motivação
A área de biogás ainda é uma novidade para maior parte da população brasileira. Muitos desconhecem o que realmente é, desconhecem como é produzido e quais são os benefícios dessa fonte de energia limpa e renovável.
Estudantes que têm interesse pelo tema, ao longo da sua jornada de aprendizado e capacitação, têm dificuldade de acesso a bons materiais. As principais referências bibliográficas não estão disponíveis nem em boa parte das bibliotecas dos cursos de engenharia no Brasil.
Se a dificuldade ao acesso à ótimas publicações sobre biogás ainda é uma realidade no ambiente acadêmico (institutos agrícolas, cursos técnicos e universidades), imagina a dificuldade de acesso que os produtores rurais possam ter?
Alguns fatores contribuem para que estudantes, ou qualquer pessoa que busca por conta própria o contato com a literatura especializada na área de biogás, busquem cada vez mais fontes de leituras que atendam suas demandas pessoais, como o gosto pelo assunto, a curiosidade pelo tema, necessidade de compreensão do processo, estudo e pesquisa. Nesse contexto, as vezes uma breve conversa com alguém com experiência na área de biogás faz toda a diferença.
Por isso, a simples indicação ou recomendação de uma publicação pode proporcionar um passo gigantesco no processo de aprendizado.
A recomendação de publicações sobre biogás aqui no Portal Energia e Biogás é apenas uma forma de chamar atenção para essa situação: a dificuldade de acesso a literatura especializada na área de biogás.
A importância do incentivo à leitura por meio da recomendações de livros pode resultar no crescimento do interesse pela leitura técnica sobre o processo digestão anaeróbia para o aproveitamento energético dos resíduos orgânicos.
O ato de discutir sobre as diferentes publicações, seus conteúdos e suas especificidades certamente vão favorecer ao crescimento no interesse pela leitura, estimular a busca por obras e estimular o hábito de recomendar bons livros. Até mesmo podem contribuir para desenvolvimento de novas publicações, uma vez que se identifique ausência e lacunas que não são exploradas pelas as atuais obras.
Esse intercâmbio de recomendações que pode partir do ambiente acadêmico e de profissionais experientes que estão no mercado de trabalho, contribui para disseminar informações. Para novos os leitores ou principiantes na área de biogás, exerce um papel fundamental no processo educativo e contribui para um aumento de respostas positivas relacionadas a divulgação científica e transferência de conhecimento.
Certamente a leitura influencia o debate, promove a aproximação de diferentes pessoas em prol de objetivos comuns, o aprendizado e a busca pelo desenvolvimento do conhecimento.
Os livros são ferramentas que proporcionam o desenvolvimento da educação num sentido mais amplo, possibilitando olhar mais crítico e questionador.
A incompreensão de termos e conceitos do processo de produção do biogás pode atrapalhar o desenvolvimento de novos projetos. A ciência e a tecnologia fazem parte do processo de aprendizado e evolução, contribuem para que as especificidades de cada caso não tornecem barreiras. Na área de biogás a solução para os problemas não estará disponível na forma de um produto final, padronizado e que atenda de forma igualitária todos os casos. Cada futuro projeto demandará de uma solução única e necessitará de conhecimentos específicos de diferentes áreas do conhecimento. Nesse sentido o domínio do conhecimento será fator decisivo para o sucesso.
Cada unidade de produção de biogás só é viável a partir da integração de diferentes áreas do conhecimento. Uma unidade de produção de biogás é um projeto de engenharia com forte base da Ciência e na Tecnologia.
Com a necessidade da evolução dos métodos de produção, reaproveitamento de resíduos orgânicos, geração de energia, redução da emissão de carbono, amplia-se a necessidade por uma busca de informações e da criação de uma cultura científica. Aproximação da cultura científica e sua aplicabilidade na sociedade pode ser potencializada pelos meios de comunicação, os quais tem importância para a divulgação científica. A popularização da ciência e da tecnologia se faz necessária para que aconteça um desenvolvimento sociocultural.
Conforme destaca Borin (2015), divulgação científica é uma forma de divulgar as pesquisas, os resultados e as ideias dos pesquisadores para a sociedade utilizando-se de uma linguagem acessível, o que tornaria possível democratizar as informações de pesquisas e de ideias dos cientistas para toda sociedade. A divulgação científica consiste no ato em tornar público, popularizar e vulgarizar as ciências e seus avanços através dos meios de comunicação. A divulgação científica é uma importante ferramenta para a socialização do conhecimento científico e a formação de uma população crítica, podendo desmistificar visões errôneas e gerar novas e construtivas discussões. O objetivo básico é educar, informar e cativar o público em geral, na construção de uma sociedade alfabetizada cientifica e tecnologicamente.
Para Giraldi (2010), esse conhecimento é transformado, por outros atores sociais, para dar origem ao saber e ao ensinar que se materializa dos livros didáticos. Nesse contexto a divulgação científica é classicamente considerada como uma atividade de disseminação, em direção ao exterior, de conhecimentos científicos já produzidos e em circulação no interior de uma comunidade mais restrita. Esses são pontos importantes sobre comunicação científica e divulgação científica a qual precisa chegar a todas que tenham interesse em acessa-la.
O Portal Energia e Biogás quer proporcionar o início de uma jornada para a Alfabetização no processo anaeróbio por meio da divulgação, difusão e comunicação científica.
A partir desses objetivos surgiu a motivação para organizar o primeiro ranking dos livros de biogás mais recomendados.
O principal objetivo desta iniciativa é chamar atenção e incentivar a leitura técnica de diversas publicações na área de biogás e digestão anaeróbia.
É uma forma de despertar o interesse por bibliografias específicas e proporcionar a troca de indicações de publicações entre pesquisadores e docentes para o público em geral.
-
- BORIM, D. C. D. E. Análise do potencial didático do livro de ficção científica no ensino de ciências. Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca. Dissertação (Mestrado), Orientador Marcelo Borges Rocha. CEFET – Rio de Janeiro, 2015.
- GIRALDI, P. M. Leitura e escrita no ensino de ciências: espaços para produção de autoria. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina. Tese (Doutorado), Orientador Suzani Cassiani. UFSC – Florianópolis, 2010.
Público Alvo
Estudantes, produtores rurais, pesquisadores, docentes e qualquer pessoal que tenha interesse em conhecer um pouco mais sobre processo de produção de biogás.
Metodologia utilizada
Essa pesquisa foi realizado com 50 pesquisadores e docentes, todos doutores, que atuam diretamente na área de biogás em projetos de pesquisa, docência e/ou orientações de mestrado e doutorado.
Para todos os participantes foi apresentada a mesma pergunta:
“Quais as publicações você recomendaria para estudantes iniciantes na área de biogás e digestão anaeróbia?”
Podendo recomendar qualquer publicação: livros, capítulos de livros, artigos, dissertações, teses ou normas técnicas, seja de literatura nacional ou internacional.
O objetivo era de dar liberdade para que o participante pudesse recomendar qualquer obra que consideresse relevante para a pesquisa. Limitou-se apenas ao máximo de 05 (cinco) recomendações por participante.
Dos 50 participantes contatados, por meio de e-mail, mensagens em redes sociais e contatos diretos via whatsapp, 26% responderam e enviaram suas contribuições.
Houve uma média de 4,23 recomendações por participantes, totalizando 55 recomendações que correspondam a 42 publicações recomendadas (livros, capítulos de livros, artigos, dissertações, teses ou normas técnicas).
Os participantes da 1ª Edição do Ranking atuam nas seguintes instituições:
-
- EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
- Hafner Consulting – USA
- IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas, São Paulo
- UFABC – Universidade Federal do ABC
- UNESP – Universidade Estadual Paulista
- UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas
- UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo
- UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná
- UB – University of Barcelona – Spain
- UTFPR — Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Resultados
Na tabela abaixo destacamos o Top10 das obras mais recomendadas:
Recomendações recebidas | Capa da Publicação | Publicações recomendadas |
---|---|---|
4 |
Nuvem de Tags
Séries Especiais
Outras Postagens Similares
25/03/2024
Entrevista 6FSBBB | Airton Kunz – EmbrapaConfira nossa entrevista exclusiva com Airton Kunz, renomado Pesquisador Sênior da Embrapa e membro da Comissão Realizadora do 6º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano (F...
19/03/2024
Live Spoiler - Com os realizadoresParticipe da Live Spoiler do 6º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano! Saiba quem estará no palco, por que foram escolhidos e sobre o que vão falar. Evento online e gratu...
26/03/2024
Conheça as empresas selecionadas para o Momento Startups de BiogásConheça as startups de destaque no setor de biogás no "Momento Startups de Biogás", evento do Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano....
28/03/2024
Entrevista 6FSBBB | Felipe Souza Marques – CIBiogásEntrevista com Felipe Souza Marques, diretor de Desenvolvimento Tecnológico do CIBiogás, explorando o futuro sustentável do mercado de biogás e biometano no Brasil, com insight... Copyright ©. Todos os direitos reservados.
Loading...
|