Gasômetros
Conheça as princiapais características dos Gasômetro de Dupla Membrana.
O que é um Gasômetro?
Gasômetro é um reservatório para regularizar a vazão de biogás no ponto de consumo, por exemplo, moto gerador ou em caldeira. O biodigestor produz o biogás em uma vazão e pressão que podem oscilar ao longo do dia por vários fatores (condições climáticas, tipo de efluente, diluição, variação da temperatura do processo ou temperatura ambiente, entre outros fatores), por este motivo a importância de um gasômetro, para garantir que no ponto de consumo seja mantida uma vazão constante de biogás.
Gasômetro de Dupla Membrana versus Gasômetro de Simples Membrana
Gasômetro de dupla membrana é composto de duas membranas independentes, onde a membrana interna tem a função de armazenar o biogás e a membrana externa mantida sempre inflada com ar por meio de um ventilador de insuflamento, portanto, mesmo que não haja biogás dentro do gasômetro, a membrana externa sempre se manterá inflada.
Esta membrana externa tem por finalidade proteger a membrana interna das condições climáticas, como, chuva, vento, granizo, ou neve. Ao contrário do gasômetro de simples membrana, que sofre com estas questões climáticas, quando chove muito forte ele não consegue se manter cheio e consequentemente falta biogás no ponto de consumo, ou no caso de uma chuva de granizo que pode romper a membrana com facilidade.
Outra grande vantagem do gasômetro de dupla membrana é que além de ser muito mais seguro operacionalmente é também possível detectar com maior facilidade possível vazamento de biogás, pois neste caso o vazamento irá ocorrer para dentro da segunda membrana (externa), neste caso, com a instalação de um detector de metano na saída de ar da membrana externa (válvula reguladora de pressão) é possível detectar se existe a presença de metano.
Dimensionamento de um Gasômetro
O dimensionamento de um gasômetro leva em consideração a produção do biogás e o tipo de aplicação, por exemplo, se o consumo será para a geração de energia elétrica, deve ser analisado qual o regime de geração de energia, se será contínuo (24 horas/dia) ou apenas em horário de ponta.
Se o consumo será contínuo, o recomendável seria considerar ao menos 3 vezes o valor médio horário de produção de biogás, por exemplo:
-
- se a produção média hora for de 100 m3/h, o gasômetro deverá ter pelo menos 300 m3 de capacidade de armazenamento, já se a produção de energia vai ser apenas em horário de ponta, o ideal é que o gasômetro consiga armazenar a produção total de 24 horas de biogás.
Este tipo de gasômetro pode ser também utilizado para armazenar o CO2 no caso de plantas de purificação de biogás para produção de biometano.
Quais são os tipos Gasômetro de Dupla Membrana?
Existem basicamente 3 tipos de gasômetros de dupla membrana, o modelo standard em formato tipo semi-esférico, modelo cobertura de biodigestor e o modelo para cobertura de lagoa, todos os 3 modelos são de dupla membrana. A imagem abaixo destaca os principais itens presentes nos projetos de gasômetro de dupla membrana.
Legenda:
-
- Membrana externa
- Membrana interna
- Membrana inferior
- Ancoragem
- Ventilador de insuflamento
- Janela de inspeção
- Válvula de segurança
- Medidor de nível
- Válvula reguladora de pressão
- Válvula anti-retorno
Saiba mais:
Green Representação Comercial Ltda.
Contato: Diretor Luiz Francisco Ferreira
E-mail: green.repr.com@gmail.com
Confira todos os episódios da Série Especial - Equipamentos para área de Biogás
Uma série de reportagens especiais com o objetivo de apresentar equipamentos, ferramentas e softwares para trabalhos com digestão anaeróbia, produção de biogás e biometano.
⇒ 1º Episódio - Analisador de Biogás
⇒ 2º Episódio - Sonda Multigás
⇒ 4º Episódio - Tubo Eudiômetro
⇒ 5º Episódio - Alimentadores de Substratos Sólidos
Gostou do assunto?
Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?
Todos os direitos reservados - Portal Energia e Biogás.