Série Especial – Equipamentos e ferramentas para área de biogás
Uma série de reportagens especiais com o objetivo de apresentar equipamentos e ferramentas para trabalhos com processo de digestão anaeróbia e produção de biogás.
Nesse terceiro episódio apresentamos um sistema analítico para medições de baixos volume, que atende com precisão as demandas por ensaios de digestão anaeróbia e produção de biogás, entre outras aplicações.
O equipamento possibilita testes de potencial bioquímico de metano, de acordo com as principais normas e metodologias internacionais.
Neste 3º Episódio da série apresentamos:
Gas Endeavour
Sistema analítico para medições on-line de baixos fluxos de gás
As principais características e benefícios
- Medição de volume e fluxo de gás
O Gas Endeavour permite aos usuários medirem o baixo volume e fluxo de gás, sempre que existam demandas de medições de alta acurácia e precisão. Este instrumento analítico inteligente pode ser usado tanto para pesquisa, quanto para aplicações industriais, estudos em nutrição animal e humana, análises de águas residuárias, fermentação para produção de etanol e hidrogênio, emissões de gases de efeito estufa, avaliação de comunidades microbianas e sua atividade e muito mais. É um instrumento que atende as demandas de um laboratório de digestão anaeróbia e produção de biogás.
- Automação e monitoramento das análises do laboratório
O Gas Endeavour é um dispositivo analítico projetado especificamente para medições on-line de baixos fluxos de gás, de qualquer processo, por deslocamento de gás em escala laboratorial. É simples e intuitivo o seu manuseio. Seu procedimento analítico automatizado reduz significativamente as demandas de mão de obra em comparação com muitos métodos tradicionais ou soluções competitivas no mercado.
- Remoção opcional de excesso ou subestimação de gás
O Gas Endeavour pode ser usado para medir o gás total e/ou o gás restante após a absorção de uma parte do gás. Por exemplo, a produção de metano (CH4) pode ser medida quando o dióxido de carbono (CO2) é removido do biogás. Quando certos gases são absorvidos e apenas um gás remanescente é medido, uma sobre ou subestimação da produção de gás surge quando a composição do gás produzido difere da composição do gás do espaço principal no início do teste. O Gas Endeavour pode calcular e remover essa sobre ou subestimação, fornecendo dados mais precisos e confiáveis sobre medidas de produção de gás.
- Padronização e possibilidade de comparação
Gas Endeavour é uma plataforma analítica totalmente automática projetada para o monitoramento em tempo real de processos em batelada, biológicos ou não, gerando ou consumindo baixos fluxos de gases inertes ou ligeiramente agressivos. O instrumento prevê a padronização de procedimentos de medicado, interpretação de dados e relatórios. Isso permite que os dados de diferentes laboratórios em todo o mundo sejam facilmente comparados, criando valor acima e além dos resultados de alta qualidade obtidos pela operação do Gas Endeavour.
- Software do Gas Endeavour
O software do Gas Endeavour foi projetado especificamente para ser aplicável a uma ampla gama de testes em batelada onde o volume de gás ou fluxo de gás precisam ser medidos com alta demanda de acurácia e precisão. Esta aplicação, que é fácil de entender e navegar, permite aos usuários configurar um experimento, monitorar seu progresso e baixar resultados com o mínimo de trabalho. Além disso, todos os dados estão em um formato padrão que permite uma análise fácil. O software é simplesmente uma extensão natural de uma plataforma de hardware universal que foi projetada para a realização de vários testes em batelada onde o fluxo de gás, o volume e as medidas de composição são importantes.
Especificação Técnica
O Sistema Gas Endeavour é composto pelas seguintes unidades:
- Unidade A – Unidade de incubação de amostras com agitação mecânica (Opção 1)
-
- Número máximo de reatores por sistema: 15;
- Material do reator: vidro Volume do reator: 500 ml (padrão), 1000 ml (opcional);
- Dimensão: 59 x 34 x 28 cm;
- Controle de temperatura: até 95 °C (203 °F) (precisão de 0.2 °C);
- Mistura no reator: agitação mecânica (intervalo ajustável, direções de velocidade e rotação), 10 a 200 rpm.
- Unidade A – Unidade de incubação com agitação (Opção 2)
-
- Número de reatores por sistema: 15;
- Material do reator: vidro;
- Volume padrado do reator: 250 mL;
- Dimensões: 59 x 34 x 28 cm;
- Dimensões da bandeja de inserção: 44 x 26 x 7 cm;
- Controle de temperatura: até 99o C (210o F) (precisão de 0,1o C);
- Mistura do reator: banho de água agitado, movimento de agitação linear, 20 a 200 rpm (dependendo da carga).
- Unidade B - Unidade de absorção de gás
-
- Garrafas de fixação: 15;
- Material das garrafas: vidro;
- Volume das garrafas: 100 mL;
- Dimensão da unidade: 44 x 30 x 6 cm;
- Líquido de absorção: dependendo do gás a ser removido;
- Para remoção CO2: NaOH 3 M com indicador de pH, 80 ml por garrafa (não incluso);
- Eficiência de absorção: Para remoção de CO2 com NaOH: >98%.
- Unidade C - Medidor de fluxo e unidade de aquisição de dados
-
- Medição de gás único: medição para 15 módulos de teste em paralelo;
- Medição dupla de gás (isto é, gás total e um componente de gás específico, como o metano): medição em 7 embarcações de teste em paralelo;
- Resolução de medição: 2 mL ou 9 mL;
- Capacidade de detecção: até 2,5 L de gás cumulativo por canal para cada teste em batelada com célula de fluxo de 2 ml; até 12 L de gás acumulado por canal para cada teste em batelada com célula de fluxo de 9 ml;
- Faixa de medição para fluxo de gás instantâneo: 2 a 24 mL/min para célula de fluxo de 2 mL; 9 a 110 mL/min para células de fluxo de 9 mL;
- Aquisição integrada de dados (capacidade máxima de 2 x 104 aberturas de células);
- Sensor de pressão e temperatura incorporado para compensação em tempo real;
- Dimensões: 51 x 26 x 17 cm;
- Material do alojamento: aluminnio e plástico;
- Precisão na medição: CV≤ 1%.
- Software e Sistema