Correta destinação do Digestato e o uso agronômico como Biofertilizante
Dica de leitura: Fundamentos da digestão anaeróbia, purificação do biogás, uso e tratamento do digestato.
A dica de livro de hoje é a obra "Fundamentos da digestão anaeróbia, purificação do biogás, uso e tratamento do digestato" dos autores:
→ Airton Kunz
→ Ricardo Steinmetz
→ André Cestonaro do Amaral
A publicação aborda uma ponto importante e estratégico para a viabilidade dos projetos de biodigestores para a produção de biogás: USO DO DIGESTATO COMO FERTILIZANTE (Capítulo V).
Especificamente sobre esse ponto, "desafios e oportunidades na indústria de biogás": a correta destinação do efluente dos biodigestores, conhecido como digestato, é um dos maiores desafios para o desenvolvimento sustentável dessa indústria. Enquanto tecnologias de tratamento visam remover nutrientes para reúso ou descarte adequado, os custos associados impactam a viabilidade econômica. A reciclagem do digestato como fertilizante agrícola oferece uma solução, mas a gestão eficiente da oferta de nutrientes, demanda nas áreas agrícolas e logística de distribuição são cruciais para o sucesso desses empreendimentos.
Há soluções mas é preciso dominar o processo desde a gestão dos resíduos, projeto, dimensionamento e planejamento de O&M das plantas de biogás, gestão da qualidade e destino do digestato, avaliação do processo logístico para a destinação correta do digestato, avaliação e monitoramento contínuo do solo que irá receber esse digestato, entre outros passos.
Esses são alguns dos passos essenciais para avaliar e viabilizar a recuperação dos nutrientes NPK {Nitrogênio (N), Fósforo (P) e Potássio (K)} e de água de reuso, de acordo com a legislação. Tudo isso para reduzir qualquer possibilidade de impactos ambientais relacionados ao uso do digestato como fertilizante e possibilitar que esse efluente torne-se mais uma fonte de receita para a operação de biodigestores.
- Gostou do tema?
- Quer saber mais?
O livro Fundamentos da digestão anaeróbia, purificação do biogás, uso e tratamento do digestato traz pontos importantes como os citados nesse dica de leitura.
Referência Bibliográfica
KUNZ, Airton; STEINMETZ, Ricardo Luis Radis; DO AMARAL, André Cestonaro. Fundamentos da digestão anaeróbia, purificação do biogás, uso e tratamento do digestato. 2. ed. Concórdia: Sbera: Embrapa Suínos e Aves, 2022. Páginas: 214 p. ISBN: 978-65-88155-02-8 Disponível em: Portal Embrapa
Boa Leitura!
Gostou do assunto?
Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?
Portal Energia e Biogás ®. Todos os direitos reservados. Copyright © 2023.