I-REC DAY BRAZIL
Uma iniciativa importante para o desenvolvimento de mercado de energia renovável (solar, eólica, biogás, entre outras fontes).
Heleno Quevedo | Colunista do Portal Energia e Biogás — O Instituto Totum realizou com sucesso o evento I-REC DAY BRAZIL, que aconteceu em São Paulo no dia 09 de março de 2023. O evento teve como objetivo promover o mercado de Certificados de Energia Renovável.
Afinal, o que é a Certificação I-REC?
O I-REC é um sistema global de rastreamento de atributos de energia renovável projetado para facilitar a contabilidade confiável de MWh renovável que foi atribuído a um determinado consumidor, para Escopo 2, compatível com vários padrões internacionais. O I-REC(e) permite a todos os consumidores de energia elétrica fazer uma escolha consciente.
Qual é a importância do I-REC?
A certificação I-REC é o meio mais prático e confiável de comprovar a origem da sua energia e de evidenciar os seus investimentos em sustentabilidade. A importância estratégica é garantir que os investimentos em energia renovável sejam rastreáveis e possam ajudar a evitar emissões de gases de efeito estufa e a proteger as comunidades dos efeitos das mudanças climáticas.
Sobre o evento: Com a presença de especialistas renomados do setor de energia, o I-REC DAY BRAZIL discutiu as tendências, oportunidades e desafios relacionados ao mercado de energia renovável no Brasil e no mundo.
Durante o evento, foram realizadas palestras e debates que abordaram temas como o papel da energia renovável na redução das emissões de gases de efeito estufa, as tendências do mercado de energia solar, eólica e os desafios enfrentados pelas empresas no setor.
A abertura do evento teve a participação de Fernando Giachini Lopes, Diretor Executivo do Instituto Totum, e Jared Braslawsky, Executive Director da I-REC Standard.
Apresentação do Espaço de Patrocinador Diamante: GoNetZero, um empreendimento da Sembcorp Industries Ltd.
Painel: Estratégia de Comercialização de Energia Renovável
Palestrantes: Charles Lenzi (ABRAGEL), Bernardo Alvarenga (Matrix Energia), Ana Carolina Molina (CGN Brazil Energy), Leandro Nunes (Atiaia Renováveis), Léia Balles (Voltalia)
Nesse painel, o Programa Brasileiro de Certificação de Energia Renovável celebrou seu décimo aniversário em 2022. Nesse período, mais de 100 empresas do setor de energia no Brasil forneceram I-RECs a mais de três mil consumidores. O volume total de I-RECs comercializados ultrapassou a marca de 21 milhões de MWh em 2022, mais que dobrando o resultado de 2021.
No painel, empresas geradoras de energia, comercializadoras e traders de ativos ambientais apresentaram suas estratégias de comercialização de energia renovável, usando os conceitos de I-RECs desagregados, I-RECs vinculados aos contratos de energia e I-RECs com uma pegada adicional de sustentabilidade, em contratos spot e de longo prazo.
Painel: Poder de Escolha do Consumidor
Palestrantes: Agnes Maria (ANEEL), Bruno Lopes (América Energia), Marcela Perroni (AES), Maxwell de Castro (Banco do Brasil), André Faria Parodi (TRIO)
O painel destacou que hoje o consumidor de energia já possui instrumentos para exercer o poder de escolha em termos de energia renovável. O I-REC permite aos consumidores de energia garantirem a origem renovável de sua energia elétrica. Nesse painel, consumidores e geradores de energia discutem modelos de negócio que viabilizam e potencializam o poder de escolha do consumidor, como por exemplo autoprodução, autoconsumo, geração distribuída, contratos de longo prazo, agregação de I-RECs aos PPA e o papel da estratégia ESG.
Painel: I-REC como Estratégia de Descarbonização e ESG
Palestrantes: Henrique Pereira (Way Carbon), Guilherme Borba (Protocolo GHG), Benjamin Herrera (I-REC), Alessandra Lacreta (COMERC), Fabiana Cristina (Furnas)
Nas apresentações foram destacadas as plataformas de relato de emissões de gases de efeito estufa (GEE), sendo a mais conhecida o Protocolo GHG, incentivam as organizações a relatar suas emissões de GEE segregadas por Escopos (1, 2 e 3). O Escopo 2 reflete o uso de energia adquirida do mercado, sendo que no Brasil desde 2018 as empresas podem usar os I-RECs para dar garantia de origem renovável para sua aquisição de energia e até zerar sua pegada de carbono do Escopo 2.
Nesse painel, especialistas do mercado de carbono e empresas discutem o papel dos I-RECs nas estratégias de descarbonização e NetZero, dentro dos requisitos de ESG.
Painel: Visão de Futuro dos Mercados de EAC (Energy Atribute Certificates)
Palestrantes: Elbia Gannoum (ABEEólica), Fernando Giachini (Totum), Jared Braslawsky (I-REC), Thiago Sendon (AES), Frederico Perillo (Way 2), Camila Pantera (GoNetZero)
O painel abordou o desenvolvimento dos mercados de EAC vai se tornando estratégico tanto no âmbito das organizações, quanto nas questões de regulação. Muitas organizações privadas e públicas vêm estimulando a geração e uso de energias renováveis e muitas inovações estão surgindo.
Nesse painel, especialistas nacionais e estrangeiros abordam as inovações previstas e já em curso no mercado de Certificados de Energia, como por exemplo: Certificação I-REC de Hidrogênio, I-RECs com granularidade horária (24/7), Formas de obtenção de dados de medição real-time, uso de marketplaces para otimizar comercialização.
---------------
O evento contou com a participação de grandes empresas, entre elas a Portal Energia e Biogás, que teve o privilégio de ser convidada pelo Instituto Totum para prestigiar o evento.
“Aproveito para destacar que o evento foi uma oportunidade única para celebrarmos o décimo aniversário do Programa Brasileiro de Certificação de Energia Renovável, assim como conhecermos as tendências do mercado de energia renovável e aprender com os especialistas do setor”.
Para finalizar, o evento deu atenção especial aos participantes ao proporcionar a neutralização as emissões do Escopo 2 dos participantes do I-REC Day Brazil 2023. Uma iniciativa da GoNetZero promovida no I-REC Day Brazil 2023, com I-RECs da CGN Brasil Energia e Órigo Energia.
Os I-RECs foram aposentados individualmente em nome dos participantes relativamente ao consumo de eletricidade médio de uma família brasileira em 2021 e 2022.
Os I-RECs aposentados em meu nome, deram garantia de origem para a energia consumida em minha residência.
Hoje o mercado tem a sua disposição a possibilidade de atestar a rastreabilidade da energia que é consumida, assim como a origem da energia utilizada na produção dos produtos que consumimos.
A repercussão do evento foi extremamente positiva, com os participantes elogiando a organização e a qualidade das palestras e debates em diversas mídias sociais. Além disso, o I-REC DAY BRAZIL foi amplamente divulgado na imprensa, gerando uma grande visibilidade para o Instituto Totum e para o setor de energia renovável.
O I-REC DAY BRAZIL teve como realizadores o Instituto Totum e I-REC Standard, com apoio da ABEEÓLICA e ABRAGEL. E a GoNetZero Sembcorp Industries Ltd como Patrocinador Diamante, Voltalia - Patrocinador Ouro, Elera Renováveis - Patrocinador Ouro, AES Brasil - Patrocinador Prata e CGN Brasil Energia - Patrocinador Prata.
Gostaríamos de agradecer ao Instituto Totum, e todas as instituições que possibilitaram a realização do evento, pelo convite e por promover iniciativas que contribuem para o desenvolvimento do mercado de energia renovável, descarbonização e transição energética no Brasil.
A coluna Biogás em Pauta aborda diferentes temáticas relacionadas com o processo de produção de biogás, destacando a relação com fatores ambientais, sociais, econômicos e corporativos.
Gostou do assunto?
Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?
Autor: Heleno Quevedo Publicado em: 06 de fevereiro de 2023.
Este artigo não é de autoria do Portal Energia e Biogás, portanto, os créditos e responsabilidades sobre seu conteúdo são dos autores. O Portal de Energia e Biogás oferece espaço para que especialistas publiquem seus artigos, opiniões, análises ou conteúdos técnicos relacionados ao mercado de biogás, biometano e biodigestores. Os textos são validados pela equipe editorial do portal, que define a possibilidade de publicação. O conteúdo das opiniões enviadas e publicadas neste espaço não refletem necessariamente a opinião do Portal Energia e Biogás.