Usina da Clear Energy Biogas é destruída após ataque com drones na Ucrânia
Destruição de infraestrutura renovável expõe vulnerabilidades e reforça debate sobre segurança energética.
A guerra na Ucrânia volta a atingir o setor de energia renovável. A planta térmica da Clear Energy Group, considerada um marco para o desenvolvimento das bioenergias no país, foi atingida por três drones em um ataque realizado entre os dias 8 e 9 de novembro.
Localizada na região de Sumy, a unidade que foi construída em 2016 tornou-se um símbolo da transição energética ucraniana por utilizar biomassa e biogás como fonte local para geração elétrica. O fundador da Clear Energy, Andriy Hrynenko, destacou que a planta “se tornou um benchmark para a indústria, provando que a independência energética começa pelos recursos locais”.
- Imagens divulgadas mostram destruição significativa na estrutura da usina, que integrava o conjunto das primeiras grandes plantas “verdes” do país.
- Não há registro de vítimas, segundo a Clear Energy.
O ataque também ocorreu no mesmo período em que outras instalações energéticas ucranianas foram atingidas, aumentando a pressão sobre a infraestrutura do país em pleno inverno e reforçando a necessidade de fortalecer sistemas descentralizados e resilientes baseados em biogás e biomassa.
No Portal Energia e Biogás, seguimos acompanhando como o biogás e outras bioenergias permanecem essenciais para garantir segurança energética, especialmente em cenários de conflito.
Referências consultadas
- 09/11/2025 - Tim White, bsky.app/profile/
- 10/11/2025 - Russia targets Ukraine’s landmark biomass plant, Bioenergy-news.com/russia-targets-ukraines-landmark-biomass-plant
.
Gostou do assunto?
Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?
Copyright © 2018 - 2025 Todos os direitos reservados - Portal Energia e Biogás®.
Ataque na Ucrânia destroi usina da Clear Energy Biogas
ABREN e COP30
Teoria e prático no setor de biogás
Webinar Biogás e Biometano
Analisadores de Biogás
Pré-tratamento enzimático
Biometano e a matriz energética brasileira
Biogás e COP30