Unicamp lança Centro de Pesquisa em Biogás e Bioprodutos
O Centro Paulista de Pesquisa em Biogás e Bioprodutos (CP2B) terá foco em soluções sustentáveis.
Campinas, SP – O cenário da bioeconomia e da sustentabilidade no Brasil ganha um novo e importante protagonista: o Centro Paulista de Pesquisa em Biogás e Bioprodutos (CP2B). Lançado oficialmente em 17 de junho, durante o Fórum Aproveitamento Inteligente de Resíduos para o Desenvolvimento Sustentável, realizado na Unicamp, o CP2B surge com a proposta de ser um “laboratório vivo” para o desenvolvimento de soluções inovadoras na cadeia do biogás e bioprodutos.
O evento de lançamento, que reuniu representantes da academia, governo, indústria e sociedade civil, destacou o potencial do biogás como ferramenta impulsionadora da economia circular e do cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A diretora do CP2B, professora Dra. Bruna de Souza Moraes, ressaltou o sucesso do fórum em promover a convergência de diferentes setores.
“Conseguimos reunir as quatro vertentes que buscamos: academia, governo, indústrias/empresas e sociedade. A ideia é uma construção coletiva para soluções inovadoras que atendam a todas essas demandas”, afirmou Dra. Bruna de Souza Moraes.
Um dos pontos altos da cerimônia foi o marco simbólico da parceria entre o CP2B e o CIBiogás, um centro de referência nacional e internacional no setor. “Esse marco inicial é significativo. O CIBiogás tem mais de dez anos de atuação e uma trajetória de confiança consolidada”, destacou a professora Dra. Bruna de Souza Moraes, enfatizando a importância da colaboração para o avanço das pesquisas e aplicações.
A presença de secretarias municipais e estaduais no evento, juntamente com a palestra do professor visitante Jens Bo Holm-Nielsen, da Aalborg University (Dinamarca) – país reconhecido por suas políticas e tecnologias avançadas em biogás – reforçou o caráter multidisciplinar e a relevância do CP2B. A professora Dra. Bruna de Souza Moraes sublinhou a necessidade de adaptar as experiências internacionais à realidade brasileira. “A melhor tecnologia da Dinamarca talvez não seja a melhor para o Brasil. Precisamos pensar globalmente e agir localmente. Isso é inovação: adaptar com planejamento, consciência e visão de longo prazo”, concluiu.
Para além da pesquisa acadêmica, o CP2B visa atuar como um polo de colaboração entre ciência, governo e sociedade, buscando desenvolver soluções práticas e eficazes para o uso inteligente de resíduos. O centro focará no grande potencial do biogás em São Paulo, especialmente nos setores sucroenergético e urbano (Resíduos Sólidos Urbanos - RSU e esgoto), e pesquisará bioprodutos, operando em oito eixos temáticos. O CP2B se posiciona como um agente transformador, testando soluções diretamente com a sociedade e contribuindo para um futuro mais sustentável.
- Por Sofia Silva (CP2B/Fapesp) - Evento marca o lançamento do Centro de Pesquisa em Biogás e Bioprodutos
- Centro Paulista de Pesquisa em Biogás e Bioprodutos (CP2B)
- NIPE - Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético
Gostou do assunto?
Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?
Copyright © 2018 - 2025 Todos os direitos reservados - Portal Energia e Biogás®.