MSGÁS lança Chamada Pública para fornecimento de biometano no MS
As empresas interessadas em participar da Chamada Pública deverão apresentar proposta comercial até o dia 13 de setembro de 2024.
A Companhia da Gás de Mato Grosso do Sul - MSGÁS abriu uma Chamada Pública para o recebimento de propostas de suprimento de biometano, com o objetivo de diversificar seu portfólio de fornecedores e expandir o uso de gás natural renovável em Mato Grosso do Sul. A iniciativa visa mapear o mercado na área de concessão da empresa, garantindo a viabilidade econômica, regulatória e operacional da distribuição do biometano aos usuários.
Prazo: as propostas devem ser enviadas até 13 de setembro de 2024
A Chamada Pública da MSGÁS está sendo possível graças ao crescimento da produção de gás renovável, segundo o gerente de Produção da Companhia, Leonardo Fioratti. “Biometano é um combustível do futuro, limpo, renovável e versátil, pode ser aplicado para uso industrial, veicular, termoelétrico, comercial e residencial”. O potencial de produção é medido pelo número de usinas, 20 em todo o Estado, com abrangência em 42 municípios. A setor sucroalcooleiro responde por 16º do PIB Industrial de MS.
“Uma das vantagens do biometano é a possibilidade de ser injetado na rede de distribuição, acrescentando diversidade no portfólio de supridores sem a necessidade de custos com novas instalações de duto. O biometano também pode ser comprimido ou ser transportado em estado líquido”, destaca o gerente de Produção da MSGÁS.
Para se ter uma ideia, a próxima safra de cana-de-açúcar e de milho vai render mais de 4,5 bilhões de litros de etanol. Para cada litro de etanol produzido a partir da cana-de-açúcar são gerados 10 litros de vinhaça. Cada metro cúbico de vinhaça produz até 13 metros cúbicos de biogás e para cada 3 metros cúbicos de biogás, após a purificação, produz-se 2 metros cúbicos de biometano.
Atualmente, há 22 biodigestores em atividade no Estado aproveitando resíduos da suinocultura e bovinocultura. A Adecoagro, no Vale do Ivinhema, foi a pioneira com a produção utilizando a vinhaça e neste ano a Atvos, em Nova Alvorada do Sul, anunciou investimento de R$350 milhões em uma planta de biometano com capacidade de 28 milhões de m³/ano, o que coloca o Estado em um outro patamar. A produção de biometano pela suinocultura também está em expansão, puxada pela SF Agropecuária, em Brasilândia. Há também investimentos da JBS em plantas de biometano.
A capacidade de produção de biogás do setor sucroenergético no Brasil é de aproximadamente 5,2 bilhões de metros cúbicos ao ano. Isso equivale a todo gás natural que o Brasil importou da Bolívia no ano passado, por exemplo.
A injeção de biometano nos dutos da MSGÁS é um capítulo importante na meta do Governo do Estado de fazer de MS um Estado Carbono Neutro, já que o combustível, produzido a partir de resíduos de suínos e de cana-de-açúcar, ajuda a reduzir as emissões de gases de efeito estufa, tornando a solução ecologicamente correta.
Destaques do Edital
- O biometano pode ser fornecido a partir de diversas fontes, desde que atenda às especificações de qualidade estabelecidas pelas resoluções da ANP.
- Objeto do Edital: recebimento de PROPOSTAS, não vinculantes, de suprimento de BIOMETANO para atendimento ao mercado regulado da MSGÁS, visando, assim, o mapeamento do mercado em sua área de concessão (estado de Mato Grosso do Sul),
a diversificação do seu portfólio de supridores buscando estimular o mercado de BIOMETANO, observando a viabilidade econômica, regulatória e operacional para disponibilização aos seus usuários. - Prazo: as propostas devem ser enviadas até 13 de setembro de 2024, com validade de pelo menos 150 dias a partir da data limite.
Acesse o edital completo e envie sua proposta: MSGÁS Edital N° 002/2024 – Suprimento de Biometano
Essa Chamada Pública é um marco importante na transição energética de Mato Grosso do Sul, reforçando o compromisso com a sustentabilidade e o objetivo de se tornar um Estado Carbono Neutro até 2030.
Sobre a MSGÁS:
-
Companhia da Gás de Mato Grosso do Sul - MSGÁS, criada pela Lei Estadual nº 1.854/98, é uma Sociedade de Economia Mista, composta pelo Estado de Mato Grosso do Sul com 51% das ações e pela Commit Gás S.A., com 49% das ações. Para mais informações acesse: msgas.com.br
Gostou do assunto?
Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?
Copyright © 2018 - 2024 Todos os direitos reservados - Portal Energia e Biogás®.