Gasoduto Virtual da GASMIG
Os Investimentos da GASMIG em infraestrutura para o gás natural e biometano promovem avanços para transição energética.
A instalação de um gasoduto virtual Gasmig pode contribuir para o desenvolvimento econômico e social de diversas regiões do estado de Minas Gerais.
Entre as diferentes possibilidades de desenvolvimento econômico e social , o gasoduto virtual para impulsionar projetos de biogás no interior de Minas Gerais. A infraestrutura do gasoduto virtual possibilita o transporta de gás natural comprimido (GNC) por rodovias, por meio de caminhões que utilizam o GNV (gás natural ou biometano), permitindo seu uso em locais sem redes de gasodutos convencionais. Após a descompressão, o gás natural pode ser utilizado por comunidades, indústrias e postos de gasolina, promovendo a transição para uma matriz energética mais limpa.
O exemplo em Extrema, MG, destaca o investimento da Gasmig em um gasoduto virtual para atender a fábrica da Bauducco, beneficiando a economia local e proporcionando competitividade. O gás natural, composto por hidrocarbonetos como metano e etano, é uma fonte de energia mais limpa e eficiente, encontrada em depósitos subterrâneos.
A infraestrura do gasoduto virtual também pode possibilitar o transporte e distribuição do biometano, biocombustível renovável obtido a partir do processo de digestão anaeróbia dos resíduos orgânicos. O biometano e o gás natural são combustíveis constituídos majoritariamente por gás metano, a diferença está na origem. A molécula de metano do gás natural tem origem fóssil e a molécula de metano do biometano tem origem no processo biológico. De certa forma, do ponto de vista molecular, são produtos iguais, intercambiáveis e complementares.
Em 2023, a Gasmig demonstra preocupação com a sustentabilidade ao lançar a primeira chamada pública para aquisição de biometano, derivado da purificação do biogás obtido da decomposição anaeróbica de resíduos orgânicos. O biometano é considerado uma solução promissora para substituir combustíveis fósseis, promovendo menor emissão de gases do efeito estufa (GEE) e maior autonomia dos países produtores.
Além dos investimentos em projetos de gasodutos virtuais, a Gasmig lançou o projeto “Posto GNV Sustentável” que visa transformar o setor de revenda de GNV em Minas Gerais, promovendo a utilização de energia renovável nos postos participantes. A iniciativa visa reduzir os custos operacionais, contribuir para as metas de ação climática estadual e diminuir o preço do GNV para consumidores finais, especialmente motoristas de aplicativos, taxistas e trabalhadores autônomos. A economia gerada proporciona um impacto social significativo, reforçando o orçamento doméstico desses usuários.
Para saber mais:
Gostou do assunto?
Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?
Todos os direitos reservados - Portal Energia e Biogás ®.