Grupo Nacional Biogás da Proteína Animal
1º Encontro dos Membros do Grupo Nacional Biogás da Proteína Animal
No dia 28 de fevereiro de 2023, ocorreu um encontro online organizado pelo "Grupo Nacional Agroenergia & Biogás - Seção: Grupo Nacional Biogás da Proteína Animal". Profissionais, produtores rurais e especialistas e interessados no desenvolvimento do biogás no setor de produção de proteína animal participaram da reunião virtual que teve início às 19 horas.
A abertura do encontro ficou a cargo de Anélio Thomazzoni, que destacou a importância da união de todos os interessados no tema para a valorização do biogás e busca por dias melhores na cadeia produtiva. Em seguida, Marco Galhardo apresentou como seria organizado a dinâmica de trabalho do encontro online, formado por especialistas e membros da sociedade, interessados no biogás. Destacou que o grupo de trabalho seria responsável por propor melhorias na forma de manifestos a serem divulgados às autoridades responsáveis pelo tema.
Na sequência, Cícero Bley destacou a motivação e foco na produção de biogás a partir de biomassa residual de dejetos animais, especialmente considerando as produções de suínos, aves de postura e corte, bovinos de leite e corte e peixes, e suas respectivas indústrias integradoras. Segundo Cícero, o Brasil possui um potencial de 38% de biogás nesse setor.
A seguir, Iara Dreger abordou a importância dos valores e as considerações a respeito do ESG na cadeia do biogás. Iara destacou que a produção de biogás nas fazendas produtoras de proteína animal contribui significativamente para boas práticas ESG, definindo se uma empresa ou fazenda são socialmente conscientes, sustentáveis e corretamente gerenciadas. Entre as vantagens dos princípios ESG, estão o fortalecimento da marca corporativa, a retenção e satisfação de colaboradores e a captação de investimentos.
Após as apresentações iniciais, Heleno Quevedo leu a proposta de manifesto para o segmento da Proteína Animal, chamando a atenção para as demandas do setor e a necessidade de valorização dos produtos da planta de biogás para torná-los economicamente sustentáveis.
Durante espaço destinado ao público para perguntas e discussões, teve a palavra Airton Kunz, Luciane Fornari, Losivanio Luiz De Lorenzi, Helena Moreira. Os participantes foram unanimes em destacar a importância da iniciativa e determinação do grupo em construir um ambiente de união e valorização do setor do biogás.
No geral, o encontro online proporcionou uma discussão importante sobre o potencial do biogás na produção de proteína animal e a necessidade de união e trabalho em conjunto para seu desenvolvimento sustentável. O grupo de trabalho proposto deve ser um passo importante na busca por melhorias e soluções para os desafios enfrentados pelo setor.
O arquivo para download da primeira versão do Manifesto está disponível logo abaixo ⇓.
Sugestões e contribuições
Até o dia 15 de março de 2023 os Membros do Grupo Nacional Biogás da Proteína Animal estarão recebendo sugestões para complementar o texto.
A versão Oficial do manifesto será publicada no final de março e será endereçada à instituições do setor de agropecuária, energia, saneamento, meio ambiente, setor de indústria, comércio, logística e as demais instituições públicas e privadas que de forma direta ou indiretamente estão relacionadas com a cadeia do biogás.
Para sugestões, comentários ou adesões ao grupo, entre em contato pelo e-mail: agroenergia.proteinaanimal@gmail.com
Apoie o Manifesto
- Download do PDF: Manifesto - Biogás e os Resíduos da Proteína Animal (1/2023)
- Formulário para apoio ao Manifesto - Biogás e os Resíduos da Proteína Animal (1/2023)
Acesse o Canal no YouTube do Grupo Nacional Agroenergia & Biogás
Sobre:
O Grupo Nacional Agroenergia & Biogás - Seção: Grupo Nacional Biogás da Proteína Animal surgiu de forma espontânea a partir de conversas entre os integrantes do grupo de WhastApp Agroenergia & Biogás.
Gostou do assunto?
Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?
Todos os direitos reservados - Portal Energia e Biogás ®.