Unidade Mista de Pesquisa em Toledo: uma parceria entre instituições para impulsionar a pesquisa agropecuária
UMIPI em Toledo pode impulsionar desenvolvimento do setor de biogás na região e no país.
Resumo
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) aprovou a criação da Unidade Mista de Pesquisa (UMIPI) em Toledo, no Paraná. A unidade terá como foco pesquisas na cadeia de proteína animal, envolvendo suínos, aves e peixes. A UMIPI promoverá estudos para que a Embrapa conheça a realidade e as demandas dos setores e cadeias produtivas e também possa identificar possíveis parceiros. O prefeito de Toledo, Beto Lunitti, destacou a importância da criação da UMIPI e agradeceu aos esforços do poder público municipal, empresários e entidades representativas. A UMIPI será formada por um modelo de cooperação entre instituições, permitindo a soma de conhecimentos, compartilhamento de infraestrutura e recursos humanos.
O que é uma Unidade Mista de Pesquisa e Inovação - UMIPI?
Unidade Mista é um modelo de cooperação entre instituições que permite a união de competências e o compartilhamento de infraestrutura, de recursos humanos e financeiros de forma sinérgica, a fim de obter resultados em comum, que não poderiam ser realizados isoladamente. São ambientes colaborativos de trabalho científico em que pesquisadores e técnicos da Embrapa compartilham instalações com profissionais de outras instituições do Brasil ou do exterior. Esse compartilhamento pode ocorrer tanto nas dependências da Embrapa, recebendo os parceiros externos, como nas instalações das instituições parceiras que acolhem especialistas da Empresa.
As Unidades Mistas permitem elevar a base de conhecimento da Embrapa e seus parceiros sem a necessidade de grandes investimentos em infraestrutura e pessoal, ampliando a capacidade de a Empresa desenvolver novas tecnologias e soluções. Além disso, as Unidades Mistas fortalecem parcerias de médio e longo prazo entre os atores do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA), fortalecendo o protagonismo da Embrapa neste ecossistema de inovação.
Potencial benefício para a Região de Toledo - PR
A criação de uma Unidade Mista de Pesquisa e Inovação (UMIPI) em Toledo será importante para atender demandas específicas da cadeia de produção de proteína animal, entre elas, demandas relacionadas a gestão dos resíduos, produção de digestato (biofertilizante), produção de biogás, biometano, entre outros produtos do processo de biodigestão.
“A criação da UMIPI é uma conquista para Toledo como polo de inovação e tecnologia.”
Embrapa confirma unidade em Toledo - PR
A Diretoria Executiva da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) aprovou, em reunião ordinária na última terça-feira (28), a criação da Unidade Mista de Pesquisa (UMIPI) em Toledo. A decisão referenda as tratativas realizadas durante o ano passado. A notícia chegou ao prefeito Beto Lunitti, que está em Brasília por conta da Marcha dos Prefeitos, pelo deputado federal Sérgio Souza. O anúncio coroa os esforços do poder público municipal e de lideranças da sociedade civil e empresários.
Lunitti destacou a importância do momento.
“Trata-se de um momento ímpar, um esforço de meses em conjunto com a Secretaria do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico, comandada pelo Diego Bonaldo, com total empenho do gabinete do parlamentar Sérgio Souza. É uma conquista possibilitada por diversos atores do poder público, de empresários e de entidades representativas”.
O gestor municipal disse ainda que as primeiras tratativas surgiram dentro do Inovameat, em 2022.
A UMIPI promoverá estudos para que a empresa pública conheça a realidade e as demandas dos setores e cadeias produtivas e também possa identificar os possíveis parceiros com quem a Embrapa poderá contar, uma vez que a UMIPI é formada por um modelo de cooperação entre instituições.
“Isso permite uma soma de conhecimentos, compartilhamento de infraestrutura, de recursos humanos, entre outras necessidades. A intenção é obter resultados em comum”, disse o secretário do Agrodesenvolvimento, Diego Bonaldo.
O enfoque será em pesquisas na cadeia de proteína animal, envolvendo suínos, aves e peixes. “São áreas de destaque dentro da nossa produção agropecuária e que com certeza serão potencializadas”, explica Lunitti. O prefeito toledano ainda agradeceu ao empenho da comitiva que esteve em Brasília, em julho do ano passado, e foi recepcionada pelo presidente da entidade, Celso Moretti. “É uma conquista de todos e consolida Toledo como um polo de inovação, tecnologia e pesquisa”, concluiu.
A delegação toledana neste encontro contou com a participação do deputado federal Sérgio Souza, dos presidentes do Biopark, Luiz Donaduzzi; da Prati-Donaduzzi, Eder Maffissoni; do Programa Oeste em Desenvolvimento, Rainer Zielasko; da Associação Comercial e Empresarial de Toledo, Anaide Holzbach de Araújo; e do Sindicato Rural de Toledo, Nelson Gaffuri; além do secretário do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Diego Bonaldo.
Fonte
Gostou do assunto?
Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?
Portal Energia e Biogás®. Todos os direitos reservados.