Esgoto em Biometano: o potencial de São Paulo

Artigos Técnicos Série Tratamento Efluentes
autor: Heleno Quevedo de Lima
publicado em 24/04/2024 14:20 e atualizado em 26/12/2024 08:10
aproximadamente 2min33s de leitura
Descubra como o tratamento de esgoto pode gerar biometano e substituir o gás natural em São Paulo. Este estudo mostra o potencial energético e os benefícios ambientais dessa inovação. Leia mais sobre essa pesquisa científica e suas implicações para uma matriz energética sustentável.
Image
Quartas de Divulgação Científica
Pesquisa

Substituição de Gás Natural por Biometano

O pesquisa foca no tratamento de esgotos: otimizando o potencial no Estado de São Paulo, Brasil

Resumo do Artigo 

O artigo “Substituição de Gás Natural por Biometano a partir do Tratamento de Esgotos: Otimizando o Potencial no Estado de São Paulo, Brasil” com o título original “Replacing Natural Gas with Biomethane from Sewage Treatment: Optimizing the Potential in São Paulo State, Brazil”.

 

Autores (as) 

O artigo foi escrito pelos (as) autores (as):

  • Natalia dos Santos Renato,
  • Augusto Cesar Laviola de Oliveira,
  • Amanda Martins Teixeira Ervilha,
  • Sarah Falchetto Antoniazzi,
  • Julia Moltó,
  • Juan Antonio Conesa,
  • Alisson Carraro Borges.

 

Apresentação

O artigo foi publicado em Energies em 30 de março de 2024, o estudo teve como objetivo avaliar o potencial energético do esgoto gerado no estado de São Paulo ao utilizá-lo como matéria-prima para a produção de biometano, visando reduzir as emissões de CO2 e promover uma matriz energética mais sustentável.

 

Metodologia

A metodologia empregada envolveu a coleta de dados sobre o esgoto coletado, PIB per capita e população estimada para cada cidade no estado de São Paulo, juntamente com dados de demanda de gás natural. Foram utilizados valores de poder calorífico inferior, massa específica e fator de emissão de CO2 para gás natural e biometano purificado.

 

Principais Resultados

Os principais resultados obtidos destacaram o potencial significativo do biometano produzido a partir do tratamento de esgoto como uma alternativa viável ao gás natural, com impactos positivos na redução de emissões de gases de efeito estufa e na transição para fontes de energia mais limpas e renováveis.

 

Conclusão

O estudo ressaltou a importância e viabilidade do uso de biometano proveniente do tratamento de esgoto como uma estratégia eficaz para reduzir as emissões de CO2 e promover a sustentabilidade energética, destacando a necessidade de políticas e investimentos direcionados para a ampliação dessa prática no estado de São Paulo e além.

 

Acesso ao artigo completo

 

 

Referência Bibliográfica

RENATO, Natalia dos Santos et al. Replacing Natural Gas with Biomethane from Sewage Treatment: Optimizing the Potential in São Paulo State, Brazil. Energies, v. 17, n. 7, p. 1657, 2024. DOI: 10.3390/en17071657   

 

 

Gostou do assunto?

Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?

 


 

Todos os direitos reservados - Portal Energia e Biogás ®.

Outras Postagens Similares


Image 26/03/2019

Sulgás: chamada para aquisição de biometano

A Companhia de Gás do Estado do Rio Grande Sul (Sulgás) lança um edital para recebimento de propostas da chamada pública para aquisição de biometano. O objetivo é introduzir...

Continue Lendo

Image 25/06/2024

Compagas anuncia investimentos e projetos de biometano

Compagas investirá R$ 505 milhões, expandindo para regiões Norte e Sul do Paraná e novos projetos para o biometano na matriz energética. Projetos incluem novos gasodutos e cor...

Continue Lendo

Image 02/09/2023

Em Triunfo, no RS, inicia a construção de usina de biometano, gás carbônico e fertilizantes

Evento que marcou o início da construção da usina da Bioo, empresa criada pela eB Capital e Sebigas Cótica, contou com representantes do governo estadual, incluindo o Governado...

Continue Lendo

Image 22/09/2022

Em Olímpia - SP, Tereos inicia operação de planta de biogás

Além de energia elétrica, a planta também pode produzir biometano, uma alternativa limpa aos  combustíveis fósseis....

Continue Lendo

Copyright ©. Todos os direitos reservados.

Loading...