teCH4+
Tecnologia de Hidrólise Térmica (HT)
Entrevista com Diego Fernández-Polanco, Cofundador da empresa teCH4+
A teCH4+ é uma startup cleantech que está revolucionando a tecnologia de hidrolise térmica (HT), especialmente como pré-tratamento para digestão anaeróbia (DA). Com uma década de existência, a empresa tem sua base em Valladolid, Espanha, e acumula mais de 35 anos de conhecimento em DA e HT, desenvolvidos na Universidade de Valladolid.
O diferencial da teCH4+ está na sua tecnologia de hidrolise térmica (HT). Uma tecnologia patenteada que permite aumentar em 35% a produção de biogás, reduzir o volume de biossólidos em 50%, pasteurizar esses biossólidos e reduzir pela metade a capacidade necessária do digestor. E isso tudo com menores custos operacionais e investimentos de capital.
A visão da empresa é fornecer a melhor tecnologia de hidrolise térmica (HT), possibilitando a gestão sustentável de resíduos e promovendo a economia circular. Entre os valores da empresa estão a eficiência, transparência e empatia com os clientes, buscando sempre soluções flexíveis e rentáveis. A teCH4+ também se destaca por sua responsabilidade ambiental e social, contribuindo ativamente para o cumprimento de seis dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, como a redução das emissões de gases de efeito estufa e o aprimoramento da resiliência dos solos através do uso dos biosólidos como fertilizante.
Ao longo dos anos, a teCH4+ implementou diversos projetos de destaque na Espanha e internacionalmente. Plantas industriais foram construídas em cidades como Sevilha e Valência, e instalações piloto foram erguidas em países como Turquia.
A erudição e competências em gestão e tratamento de resíduos, eficiência energética e gestão de projetos dos fundadores da teCH4+, Fernando Fernández-Polanco e Diego Fernández-Polanco, foram complementadas pela experiência e conhecimento industrial de Erik Aagesen, diretor técnico da teCH4+.
Oscar Valmaña García, novo colunista do Portal Energia e Biogás, e Heleno Quevedo de Lima, fundador do Portal, conversaram com Diego F. Polanco, cofundador da teCH4+ e engenheiro químico com mestrado em Integração de Processos. Durante um bate-papo descontraído, tiveram a oportunidade de conhecer mais a fundo a cultura da teCH4+, além de explorar suas tecnologias, projetos e a jornada de 10 anos da empresa. Agora, eles compartilham com os leitores do Portal Energia e Biogás esse case inspirador, trazendo insights valiosos sobre a experiência da teCH4+ no setor.
Confira a entrevista completa com Diego F. Polanco, cofundador da teCH4+, onde ele aborda temas como a trajetória e visão da empresa, mercado e tecnologia, liderança e cultura organizacional, inovação e sustentabilidade, além de compartilhar perspectivas sobre o futuro da teCH4+.
ENTREVISTA
1) TRAJETÓRIA E VISÃO DA EMPRESA
Portal Energia e Biogás: Poderia nos contar um pouco sobre a história da teCH4+ e como surgiu a ideia de criar uma empresa na área de digestão anaeróbia (DA)?
Diego F. Polanco: A criação de uma empresa que opera no sector do tratamento e gestão de efluentes, especificamente na DA, foi uma ideia compartilhada e hoje materializada com o nosso cofundador, o professor Fernando Fernández-Polanco. Ambos tínhamos o sonho de fundar uma empresa que oferecesse produtos e serviços de engenharia inovadores em tecnologias de DA. Fernando Fernández-Polanco, que foi professor de Engenharia Química na Universidade de Valladolid, pioneiro em DA na Espanha e líder mundial na área de tecnologias ambientais desde o início dos anos 1980 (Figura 1a e 1b), contribuiu com suas conquistas como pesquisador e acadêmico de forma capital e excepcional.
Em 2006, com a Tese de Doutorado (PhD) de Sara Isabel Pérez Elvira, teve início a linha de pesquisa em tecnologia de HT. Como os resultados foram promissores, foi realizado um scale-up completo da tecnologia, com dois pilotos laboratoriais e um piloto industrial. E o processo culminou com uma planta industrial em 2012 (Figura 2).
Todo este conhecimento foi a semente da teCH4+, uma empresa independente que, com as lições aprendidas em anos anteriores, desenhou e patenteou uma tecnologia inovadora de HT que superou as limitações identificadas.
Portal Energia e Biogás: Qual é a missão e a visão da teCH4+ e como vocês definem o sucesso?
Diego F. Polanco: Nossa visão é oferecer a melhor tecnologia de HT para permitir a gestão sustentável de resíduos orgânicos e a economia circular. E a nossa missão é ajudar os nossos clientes no tratamento dos seus resíduos de forma sustentável, rentável e de acordo com a legislação. O sucesso da empresa está na aplicação da inovação. Projetamos, construímos e adaptamos instalações empregando nossa tecnologia de HT, sempre com espírito inovador e buscando menores custos operacionais e de investimento.
Portal Energia e Biogás: Quais são os principais valores que guiam as decisões e as ações da empresa?
Diego F. Polanco: Os nossos três principais valores são ser abertos (compartilhamos conhecimentos e experiências de forma transparente, próxima e amigável), eficientes (trabalhamos com paixão, mas acima de tudo com critério e com objetivos claros, eliminando custos extra que não acrescentam valor para o cliente) e empáticos (nós nos colocamos no lugar dos nossos clientes e os ajudamos a melhorar sendo flexíveis, humildes e proativos).
Portal Energia e Biogás: Como a teCH4+ se diferencia dos seus concorrentes? Quais são os seus principais diferenciais competitivos?
Diego F. Polanco: Os nossos principais diferenciais tecnológicos são: ter um processo contínuo e estacionário, aplicar dois mecanismos de hidrólise (térmica e flash), operar com condições otimizadas, aplicar um mecanismo de duplo flash com as implicações de eficiência energética que isso implica e ter o nosso próprio injetor de vapor em linha (Figura 3).
2) MERCADO E TECNOLOGIA
Portal Energia e Biogás: Qual é a sua visão sobre o futuro do mercado da digestão anaeróbia (DA) e produção de biocombustíveis (biogás e biometano), biofertilizante e bioprodutos? Quais são as principais tendências que estão moldando o setor?
Diego F. Polanco: A DA está em um momento de clara expansão. Esta tecnologia, já madura em sectores como o da purificação de águas, está a espalhar-se rapidamente por outros sectores para a gestão responsável e rentável de outros resíduos orgânicos (pecuária, agrícola, indústria alimentar, etc.) (Figura 4).
E embora o maior impulsionador destes novos mercados seja a sua componente energética (biogás/biometano), a principal tendência é a introdução de pré-tratamentos como a HT, que ultrapassa a fase limitante do processo de digestão e introduz benefícios adicionais como a redução do volume do reator e o saneamento do seu efluente.
Portal Energia e Biogás: Como a teCH4+ está se adaptando às mudanças tecnológicas e como a tecnologia impacta os seus negócios?
Diego F. Polanco: Um dos nossos principais projetos internos no momento é a digitalização da nossa empresa. Embora originalmente houvesse uma aposta muito forte na otimização dos processos de trabalho e na eficiência, acreditamos que a incorporação de novas tecnologias pode representar uma melhoria incremental neste aspecto. Isto, além de nos tornar mais eficientes e competitivos, estabelece excelentes bases para crescer de forma escalável e ágil.
Além disso, estamos incorporando elementos dessa digitalização em nossos processos industriais. Um exemplo poderia ser o monitoramento remoto destes que nos permite não só fornecer suporte em tempo real aos nossos clientes, mas também incorporar de forma muito eficaz uma camada de análise de dados na qual se baseia um processo de melhoria contínua da operação.
3) LIDERANÇA E CULTURA ORGANIZACIONAL
Portal Energia e Biogás: Como você define seu estilo de liderança? Quais são as principais características de um líder eficaz, na sua opinião?
Diego F. Polanco: De uma forma simples: “liderar pelo exemplo”. Sou mais um membro de uma magnífica equipa de trabalho e, com um pouco de sorte, consigo transmitir a minha paixão por este projeto empresarial em cada uma das minhas ações e atitudes diárias.
Portal Energia e Biogás: Qual é a importância da cultura organizacional para o sucesso da empresa? Como vocês cultivam uma cultura positiva e produtiva?
Diego F. Polanco: Uma vez estabelecidas e acordadas as diretrizes e objetivos a atingir, a nossa empresa apresenta uma estrutura muito plana, com pouquíssimas hierarquias, o que permite a cada um dos colaboradores trabalhar de forma autónoma e proposital, sendo responsável pelas suas decisões e pelo seu trabalho.
Portal Energia e Biogás: Como a teCH4+ investe no desenvolvimento dos seus colaboradores? Quais são as oportunidades de crescimento dentro da empresa?
Diego F. Polanco: Cada colaborador é seu próprio patrão, esforçando-se para contribuir com a equipe no alcance de seus objetivos. Se um colaborador demonstrar que pode contribuir de forma decisiva em áreas de interesse estratégico para a empresa, terá liberdade para se desenvolver nessa área e ser recompensado por isso.
4) INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE
Portal Energia e Biogás: Como a inovação está presente no dia a dia da teCH4+? Quais são os principais projetos de inovação em andamento?
Diego F. Polanco: A inovação está no nosso DNA e, como tal, está presente no nosso cotidiano em dois pilares fundamentais. A primeira é o desenvolvimento interno de melhorias para os nossos processos, porque estes têm que ser dinâmicos e evoluir continuamente.
O segundo pilar de inovação é a nossa participação em programas de pesquisa, desenvolvimento e inovação com outros atores do setor. Exemplo disso são os projetos do Guijuelo (no qual experimentamos com resíduos orgânicos de matadouro), Valdemingómez (experimentamos com a fração orgânica de resíduos sólidos urbanos, FORSU) e o projeto Therm2 (no qual estamos experimentando a hibridização de tecnologias de DA termofílica e HT) (Figura 5, 6 e 7).
Portal Energia e Biogás: Qual é o papel da sustentabilidade nos negócios da teCH4+? Quais são as iniciativas da empresa para promover a sustentabilidade?
Diego F. Polanco: A sustentabilidade faz parte da nossa essência, pois colaboramos ativamente para melhorar o meio ambiente e a nossa sociedade com tecnologia que contribui para seis dos ODS da ONU (Figura 8).
5) FUTURO DA EMPRESA
Portal Energia e Biogás: Quais são os seus planos para o futuro da teCH4+? Quais são os seus principais objetivos para os próximos anos?
Diego F. Polanco: O ano de 2024 marcou o 10º aniversário de uma empresa que nasceu com a bagagem e o conhecimento acumulado em mais de três décadas na Universidade de Valladolid. Neste período conseguimos consolidar a nossa tecnologia e tornar-nos líderes de mercado em Espanha.
Olhando para o futuro, o principal desafio será a internacionalização, ou seja, exportar a tecnologia e replicar noutros países e territórios o que conseguimos em Espanha.
Portal Energia e Biogás: Como a empresa pretende expandir seus negócios e alcançar novos mercados?
Diego F. Polanco: Com o objetivo de manter uma operação eficiente, entendemos que a melhor forma de enfrentar novos mercados é através de agentes que os conhecem e de parceiros já consolidados no sector que nos permitam garantir a qualidade dos nossos processos.
Portal Energia e Biogás: Qual é a sua mensagem para os clientes, colaboradores e parceiros da teCH4+?
Diego F. Polanco: Operamos num setor com benefícios ambientais inegáveis (melhor gestão dos resíduos orgânicos) que gera energia renovável (biogás e biometano), mas talvez a chave para um projeto bem-sucedido e rentável seja a correta gestão do digestato. E, entre as opções disponíveis, a higienização do digestato permite a sua valorização agrícola e alinha o projeto com os princípios da economia circular.
AGRADECIMENTOS
Nós do Portal Energia e Biogás agradecemos a todo o time da teCH4+, em especial a Diego F. Polanco, pelo excelente bate-papo e pela generosidade em compartilhar com nossos leitores um pouco da história, dos projetos e da visão inspiradora da empresa. Muito Obrigado!
Sobre a teCH4+
- Acesse: tech4plus.com
- LinkedIn: linkedin.com/company/tech4-/
Todos os direitos reservados - Portal Energia e Biogás®.