Empresas lançam solução de geração de energia à biogás, em economia circular, para pequenas propriedades do agro

Brasil
postado em 14/03/2022
aproximadamente 8min43s de leitura
Uma solução completa para aproveitamento dos resíduos oriundos do processo de produção na fazenda, de modo que o pequeno produtor rural consiga "descarbonizar" seu processo produtivo.
Image
Brasil
Negócios & Oportunidades

MWM e AUMA lançam solução de geração de energia à biogás, em economia circular, para pequenas propriedades do agro

Uma solução completa para aproveitamento dos resíduos oriundos do processo de produção na fazenda, de modo que o pequeno produtor rural consiga "descarbonizar" seu processo produtivo.

O efeito das mudanças climáticas é um dos temas mais debatidos globalmente e diversas medidas têm sido implementadas por diferentes países para minimizar o nível de emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE), de modo a desacelerar o impacto ao meio ambiente. Enquanto isso, a humanidade tem crescido em número e em expectativa de vida, como resultado do desenvolvimento da medicina, da qualidade e disponibilidade dos alimentos e do conforto, o que demanda aumento da produção e, consequentemente, das emissões de GEEs na atmosfera.

Uma das soluções para este ciclo complexo é o investimento na economia circular, onde os resíduos são reaproveitados pelo próprio ciclo produtivo de forma a neutralizar a emissão de GEEs, ou mesmo, como é o caso da produção de biogás e biometano, reduzir efetivamente a disponibilidade de metano na atmosfera, fenômeno causado pela decomposição da matéria orgânica.

Foto 1: Biodigestores - Fazenda Recanto (Patos de Minas - MG). Divulgação: MWM-AUMA Energia

 

Neste contexto, a MWM e a AUMA Energia, desenvolveram uma solução completa para aproveitamento dos resíduos oriundos do processo de produção na fazenda, de modo que o pequeno produtor rural consiga "descarbonizar" seu processo produtivo, expressão utilizada para o processo de neutralizar ou eliminar GEEs, e, ao mesmo tempo, reduzindo seu custo operacional e aumentando sua produtividade. Os resíduos orgânicos são coletados e, através de biodigestores e sistemas de filtragem e monitoramento, é gerado o biogás de alta qualidade para alimentar um grupo gerador desenvolvido exclusivamente para o projeto, que permite gerar 32 kW de energia elétrica confiável e contínua. Como subproduto do processo, o produtor ainda obtém o biofertilizante líquido e o adubo de alta qualidade, que retorna à plantação, reduzindo necessidade de utilização de fertilizantes químicos e fechando o processo.

A solução MWM-AUMA não somente beneficia e dá maior independência ao pequeno produtor, mas também viabiliza, ao tratar os resíduos "da porteira para dentro", a descarbonização de toda a cadeia, o que tem sido um dos grandes desafios de empresas multinacionais produtoras de alimento e que dependem destes produtores menores para ter acesso aos insumos. Este é o exemplo típico dos laticínios no Brasil e no mundo. Além disso, o projeto foi idealizado de forma que o pequeno produtor não necessite se tornar um especialista na produção de biogás de qualidade, mas siga focado em sua atividade principal enquanto MWM e AUMA se responsabilizam em garantir o resultado pretendido e o retorno sobre o investimento.

O grupo gerador de 32 kW em 60Hz é equipado por um motor MWM de 3.1 litros de cilindrada com sistema de  injeção e controle eletrônico de última geração, desenvolvido para operar em gás  natural e biogás.

O grupo gerador está conectado a um sistema de tratamento e monitoramento da qualidade do gás, de forma que a  solução opere conjuntamente, garantindo a maior eficiência na produção de energia elétrica. Os  dados são monitorados  remotamente por um supervisório desenvolvido e validado conjuntamente por MWM e AUMA, informações indispensáveis para que o produtor retroalimente seu processo produtivo de forma a antever qualquer desvio produtivo.

Foto 2: O grupo gerador de 32 kW em 60Hz é equipado por um motor MWM de 3.1 litros de cilindrada com sistema de  injeção e controle eletrônico de última geração, desenvolvido para operar em gás  natural e biogás. Divulgação: MWM-AUMA Energia

Por ser uma tecnologia e um produto nacional, além da redução do custo de manutenção e suporte local em todo o país, é garantido ao produtor acesso às linhas de crédito do BNDES-FINAME, o que facilita significativamente o crédito e aquisição.

De acordo com José Eduardo Luzzi – Presidente e CEO da MWM Motores e Geradores, "Este é um dos diversos projetos em que a MWM está investindo para garantir a sustentabilidade em seu significado mais amplo: benefício ao meio ambiente, desenvolvimento social na geração de empregos e renda, o crescimento do agronegócio brasileiro e na sustentabilidade econômica da companhia" e complementa dizendo "o Brasil, como protagonista da produção e exportação de alimentos, possui uma biomassa pujante que deve ser utilizada como plataforma global de produção de biocombustíveis, incluindo biodiesel, etanol, biogás, biometano e hidrogênio, suportando os demais países que não tem esta possibilidade para alavancar as suas ações de redução do aquecimento global".

De acordo com Cristian Malevic – Diretor da Unidade de Motores e Geradores da MWM, "Um dos principais pilares da MWM, além da competência técnica e qualidade em tudo o que faz, é ouvir o cliente e desenvolver soluções que tragam multi-benefícios. A solução desenvolvida em conjunto com a AUMA representa exatamente isto: alavancar a economia circular do agro com produtos locais e tecnologia adequada ao pequeno produtor, enquanto colaboramos para um meio ambiente mais limpo". E conclui, "Uma solução modular e de alta qualidade se encaixa perfeitamente no momento em que a indústria de alimentos busca meios de descarbonizar a cadeia de suprimentos, dependente de menores propriedades, em meio a recordes na demanda do mercado".

De acordo com André Holzhacker – Cofundador e diretor da AUMA Energia, "Um dos objetivos da AUMA Energia é potencializar resíduos como oportunidade de descentralização do setor energético brasileiro e descarbonização do planeta. Uma visão tão ousada, não poderia se concretizar sem uma parte fundamental do agronegócio e que carece de diversificação de negócios para ampliação de renda, independência e garantia de continuidade da vida no campo. Hoje, contribuímos para que todo gerador de resíduos orgânicos, independentemente de seu tamanho, possa produzir energia de forma eficiente e responsável, com um sistema singular, desenvolvido nacionalmente e com garantia de desempenho. A parceria com a MWM possibilitou a viabilização desse sonho, desenvolvendo e trazendo tecnologia de ponta também para o pequeno produtor."

Sobre a MWM Motores e Geradores

A MWM, fabricante de motores e geradores, conta com uma planta em São Paulo (SP) e um centro de distribuição de peças localizado em Jundiaí (SP). Com mais de 6 décadas de atuação, a companhia, afiliada do grupo norte-americano Navistar, atua em mercados diversos como Estados Unidos, México, Argentina, Chile, dentre outros países. Os produtos da empresa atendem aos segmentos veicular, agrícola, industrial, geração de energia e marítimo. 
A MWM atua, também, no segmento de geração de energia, com grupos geradores diesel que vão de 10 a 1.250 kVA em 50 e 60Hz e com os geradores a gás natural, que vão de 80 a 477 kVA em 50 e 60Hz.
A companhia está estrategicamente instalada no Mercosul, com o objetivo de atender aos clientes da região e trabalhar como base para exportação de produtos para o mundo todo. Hoje, a companhia exporta para mais de 45 países ao redor do mundo.
 

Sobre a Auma Energia

Nos segmentos de energia, combustível verde e biofertilizantes, é com experiência de mais de 16 anos no setor, que a AUMA Energia se tornou pioneira na transformação de resíduos orgânicos, na sua maioria oriundos de passivos ambientais, em energia renovável seja elétrica ou biocombustível.

A empresa oferece serviços sob medida de planejamento, investimento, construção, equipamentos e gestão de plantas para geração de energia distribuída e biocombustíveis, com soluções inteligentes de alta tecnologia para criar usinas de alta performance. Nada é desperdiçado nos nossos processos que buscam sempre completar o ciclo, e retornar às lavouras, fertilizantes de alta produtividade para assim reiniciar todo o processo do ciclo renovável.

Nossas origens no agronegócio brasileiro e nossa história de destaque com os mais diversos resíduos, trouxe o profundo conhecimento dos desafios que produtores de todos os tamanhos enfrentam e nos permite oferecer soluções personalizadas na medida certa.

Gostou do assunto?

Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?




Fonte: MWM Motores e Geradores - Auma Energia
Publicado em: 09 de março de 2022.

Esta notícia não é de autoria do Portal Energia e Biogás, desta forma, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são das fontes especificadas.

Outras Postagens Similares
Image 16/09/2023

Projeto de Biogás e Biometano Transforma Propriedade Familiar e Fortalece Cooperativa

O projeto é um exemplo brilhante de como a colaboração entre empresas e instituições pode criar oportunidades econômicas e ambientais....

Continue Lendo

Image 10/10/2020

Temperatura da digestão anaeróbia e os Sólidos Voláteis

Dois parâmetros importantes do processo de digestão anaeróbia que afetam diretamente a produção de biogás, mais especificamente na produção de biometano....

Continue Lendo

Image 24/10/2020

Está preparado para a transição energética?

O biogás é mais do que apenas uma fonte de energia, é um vetor de desenvolvimento local com potencial de impacto nacional. Biogás é um elo estratégico para viabilizar a econ...

Continue Lendo

Image 27/12/2024

Guia do Biogás: Inspiração e Orientação para Produtores Rurais

Conheça o Guia do Biogás, lançado pelo MME e GIZ, com estudos de caso e ferramentas práticas para ajudar produtores rurais a transformar resíduos em energia sustentável e des...

Continue Lendo

Copyright ©. Todos os direitos reservados.

Loading...