19 de novembro - Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino
No setor do biogás o empreendedorismo feminino avança na conquista do sucesso .
Heleno Quevedo | Colunista do Portal Energia e Biogás — O Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino ocorre em 19 de novembro. Essa é uma data com o objetivo de evidenciar e valorizar as mulheres como protagonistas no campo empresarial. O dia 19 de novembro foi definido para marcar a importância de haver mulheres liderando os seus próprios negócios e conquistando espaços de protagonismo.
Women’s Entrepreneurship Day Organization - WEDO
Com esses objetivos a Organização do Dia do Empreendedorismo Feminino (Women’s Entrepreneurship Day Organization - WEDO), fundada em 2013 como uma organização sem fins lucrativos voluntária não governamental, não racial, não de gênero e não política, trabalha globalmente para capacitar mulheres e meninas a se tornarem participantes ativas na economia, iniciando uma rede de mulheres líderes, inovadoras e empreendedoras para iniciar startups, impulsionar a expansão econômica e promover comunidades em todo o mundo.
O movimento acelera e educa o mundo sobre a importância de capacitar as mulheres nos negócios globalmente.
“DIA DO EMPREENDEDORISMO DA MULHER É TODO DIA”, como destaca WEDO.
No Brasil, especificamente no setor de biogás, há uma iniciativa que destaca-se com os mesmos objetivos da WEDO. Trata-se da iniciativa que originou a rede Mulheres do Biogás.
Rede Brasileira de Mulheres do Biogás
Um projeto excelente com a missão de conectar e empoderar mulheres do setor de biogás em busca da igualdade de gênero. A iniciativa conta com um banco de talentos de mulheres que atuam no setor de biogás. São mais de 50 perfis de mulheres profissionais da área, atuantes para contribuir com o aumento da representatividade feminina no setor de biogás.
“Celebre, empodere e apoie as mulheres nos negócios do setor de biogás!”
É inegável que ainda há desigualdade de oportunidades nas empresas, mas também presenciamos avanços importantes nos últimos anos. Ações como essa contribuem para desenvolvimento de lideranças feninimas, tornando participantes cada vez mais ativas nas economias locais e globais em um ritmo rápido.
Mulheres Empreendedoras no setor do biogás
Para celebrar a data, com o intuito de incentivar e influenciar futuras empreendedoras, destacamos três exemplos de liderança feminina no ambiente empresarial do setor do biogás. Conheça três mulheres de sucesso em seus negócios na área de biogás, siga seus perfis no LinkedIn:
-
- Iara Dreger - CEO na SulBiogás Ltda
- Leidiane Ferronato Mariani - Especialista em biogás, energia dos resíduos e sustentabilidade. Cofundadora e Líder da rede Mulheres do Biogás
- Luciane Fornari - Empreendedora, CEO, atua no Agronegócio, Inovação e Sustentabilidade. É palestrante e Mentora.
Referências
- Rede Brasileira de Mulheres do Biogás - https://mulheresdobiogas.org/
- Women’s Entrepreneurship Day Organization - WEDO - https://www.womenseday.org/
- Women Energize Women - https://www.womenenergize.org/
- Rede Brasileira de Mulheres na Energia Solar – MESol - https://www.mesol.com.br/
A coluna Biogás em Pauta aborda diferentes temáticas relacionadas com o processo de produção de biogás, destacando a relação com fatores ambientais, sociais, econômicos e corporativos.
Gostou do assunto?
Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?
Autor: Heleno Quevedo Publicado em: 19 de novembro de 2022.
Este artigo não é de autoria do Portal Energia e Biogás, desta forma, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do autor. O Portal Energia e Biogás oportuniza espaço para que especialistas publiquem seus artigos, conteúdos de opinião, análises ou conteúdos técnicos relacionados com o mercado de biogás, biometano e digestato. Os textos são avaliados pela equipe de redação do portal, que define possibilidade de publicação. Os conteúdos de opiniões enviados e publicados nesse espaço não refletem necessariamente a opinião do Portal Energia e Biogás.