Hora da decolagem
Crescimento do número de granjas que transformam dejetos em energia limpa vem ganhando velocidade nos últimos anos
Excelente matéria do Jornal Correio do Povo sobre o avanço do biogás no RS e o potencial para o momento presente e para o futuro.
Resumo
“A transformação de dejetos das granjas em energia limpa tem atraído cada vez mais a atenção do setor agropecuário no Rio Grande do Sul. Apesar do avanço registrado nos últimos anos, é consenso no setor que a produção de biogás encontra-se muito abaixo do potencial, tendo em vista a grande produção de aves, suínos e gado presente no Rio Grande do Sul e, consequentemente, o grande volume de matéria orgânica disponível.
O biogás é uma energia limpa e renovável e com a sustentabilidade na ordem do dia, a busca por energias renováveis envolve cada vez mais esforços, em especial nos países desenvolvidos. Na transição energética para o futuro, os produtores que apostaram em biodigestores demonstram preocupação com a preservação do ambiente, percebem que isso vai se tornando exigência do mercado e contabilizam redução de gastos com energia que vai compensando o investimento com o passar do tempo.
Não apenas na geração de energia elétrica, mais também o biometano proporciona benefícios para uso como combustível em veículos e máquinas agrícolas. Assim como, tem sido utilizado também para abastecer veículos, tanto leves quanto pesados tratores a biometano. Quanto aos tratores movidos a biometano, a previsão é de que as máquinas estejam disponivéis para o mercado sul-americano, por meio de importação, a partir de 2022.
O biogás é um substituto real para o diesel, já que é tecnicamente viável e mais barato. No RS, a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) trabalha na criação de um programa que disponibilize linhas de crédito para a instalação de biodigestores.
O presidente da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs), Valdecir Folador, considera que o biodigestor representa um investimento elevado para o suinocultor e que demanda o manejo adequado para que a entrada e saída de dejetos seja operada”.
Recomendamos a leitura da matéria completa.
Para ler a matéria completa, clique aqui.
Gostou do assunto?
Quer saber mais sobre o conceito de biogás?
Acesse
Fonte: Jornal Correio do Povo, por Danton Júnior
Publicado em: 08 de maio de 2021.
Esta notícia não é de autoria do Portal Energia e Biogás, desta forma, os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são do veículo original. Para acessar a notícia completa em seu veículo original, clique aqui.