Difusão do biogás no Brasil: perspectivas dos atores sobre as funções do sistema de inovação
Para a fase de expansão de projetos, depende da criação de uma política nacional que inclua objetivos de curto prazo para o biogás.
O artigo com título original "Scaling actors’ perspectives about innovation system functions: Diffusion of biogas in Brazil" foi publicado recentemente no "Technological Forecasting and Social Change", um periódico revisado por pares para a publicação de pesquisas focadas em metodologia e prática de previsão tecnológica e estudos de futuro como ferramentas de planejamento, pois interrelacionam fatores sociais , ambientais e tecnológicos.
O artigo foi aceito para publicação na edição de maio de 2023: Technological Forecasting and Social Change
Volume 190, May 2023, 122359; DOI: 10.1016/j.techfore.2023.122359 o estudo foi desenvolvido pelos autores:
- Cosme P. Borgesa
- Timothy R. Silberga,b
- Mauricio Uriona-Maldonadoa
- Caroline R. Vaza
- Graduate Program in Production Engineering, Federal University of Santa Catarina, Campus UFSC, P.O. Box 476, Florianópolis, SC 88040-970, Brazil
- Michigan State University, College of Agriculture & Natural Resources, Department of Community Sustainability, United States of America
Principais destaques do artigo
- As cotas de energia devem delinear a participação do biogás e aumentar a representação dos atores;
- As empresas de serviços públicos devem fazer parceria com produtores menores para financiar a tecnologia;
- A revisão das tarifas de energia permite que as empresas apoiem o desenvolvimento do Sistema de Inovação Tecnológica (TIS);
- As escalas desenvolvidas com a Teoria de Resposta ao Item (TRI) direcionam os construtores de sistemas para onde disseminar o conhecimento.
Resumo do Artigo
Diversas tecnologias têm sido difundidas para digerir resíduos orgânicos, captar biogás e fornecer energia sustentável. Apesar dos numerosos esforços para difundir a tecnologia de biogás no Brasil, a aceitação continua lenta.
Isso pode ser devido ao baixo reconhecimento entre os principais atores que apoiam a tecnologia com recursos em um Sistema de Inovação (SI) mais amplo. Exploramos como os atores veem a existência desse Sistema de Inovação (SI) no Brasil e seu contexto fragmentado.
Para investigar as visões e percepções dos atores, empregamos uma análise fatorial e um modelo de resposta ao item para mapear a funcionalidade do sistema. A análise revelou a existência de um Sistema de Inovação (SI) desequilibrado, aguardando para acelerar sua fase de expansão diante das atuais atividades empreendedoras, mas permanece impedido por recursos e legitimidade limitados. As respostas dos atores indicam que, para a fase de expansão acelerar, os mercados de energia precisam ser estabelecidos por meio de apoio estadual e federal.
Estes mercados exigem o apoio das concessionárias que influenciam o Sistema de Inovação (SI) em múltiplas facetas (por exemplo, concurso público, tarifas, leilões de energia).
Em última análise, a fase de expansão depende da criação de uma política nacional que inclua objetivos de curto prazo para o biogás compartilhados entre as partes interessadas e um papel definido para as empresas de serviços públicos integrarem fontes de energia renováveis.
O estudo mapeou o impacto das principais barreiras que afetam a aceleração da fase de expansão de projetos de biogás no Brasil. As barreiras foram divididas em componentes:
-
- Componente Ambiental
- Componente Institucional
- Componente Econômica
- Componente de Mercado
- Componente Tecnológico
Acesso ao artigo
- Mais informações e acesso ao artigo: DOI: 0.1016/j.techfore.2023.122359
Referência Bibliográfica
Cosme P. Borges, Timothy R. Silberg, Mauricio Uriona-Maldonado, Caroline R. Vaz, Scaling actors’ perspectives about innovation system functions: Diffusion of biogas in Brazil. Technological Forecasting and Social Change, V. 190, May 2023, 122359. ISSN 0040-1625. DOI: 10.1016/j.techfore.2023.122359
Gostou do assunto?
Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?
Todos os direitos reservados - Portal Energia e Biogás ®.