Certificação GAS-REC
O certificado tem por objetivo gerar uma evidência factual de que o biogás ou biometano foi gerado e consumido.
O consumo sustentável está crescendo entre as empresas no Brasil, motivados principalmente por práticas de governança ambiental, social e corporativa (ESG). Temas como aquecimento global e mudanças climáticas estão na pauta dos novos projetos. O foco é compreender como ocorre a emissão de gases do efeito estufa (GEE) nos processos produtivos e quais as ações para reduzir e mitigar a emissão destes GEE.
Nesse contexto, torna-se imprescindível certificar a origem da energia que é consumida destacando quando a energia é de uma fonte renovável e com baixa emissão de carbono. As certificações de uso de energia renovável validam o processo de transição energética, contribuindo para diferenciar os produtos e serviços das empresas que estão preocupadas em descarbonizar os seus processos.
Para projetos de produção de biogás e biometano há um certificado específico para auditar a produção e o consumo desse biocombustível. O GAS-REC é um instrumento para auxiliar as organizações a reduzir suas emissões de gases do efeito estufa (GEE) e suas respectivas pegadas de carbono, sendo uma ferramenta eficiente de rastreamento virtual de consumo de bens físicos.
“O programa de certificação de biogás e biometano está alinhado a dois objetivos: ajudar as empresas consumidoras de gás a garantirem origem renovável de seu consumo e contribuir com as metas brasileiras de redução de emissões de metano para a atmosfera”, afirma Fernando Lopes, Diretor Técnico do Instituto Totum.
Afinal, o que é o GAS-REC?
O GAS-REC é um programa idealizado pelo Instituto Totum que tem como objetivo valorizar as usinas produtoras de biogás e biometano, transformando a geração de gás da usina em um atributo comercializável, e dando ao consumidor final de gás (biogás ou não) a possibilidade de aquisição desse atributo para rastreabilidade do gás e substituição do fator de emissão por um fator mais renovável.
Como o GAS-REC está em linha com o Programa Metano Zero do Governo Federal?
O programa desenvolvido pelo Instituto Totum estará alinhada com o programa Metano Zero do Governo Federal, alimentando a base do Governo e trazendo transparência e confiabilidade ao processo.
Qual é o papel do Instituto Totum no GAS-REC?
O instituto Totum é o emissor local de GAS-REC, sendo o responsável pelo processo de Certificação de usinas e emissão de GAS-RECs com base na produção de gás e rastreabilidade do ativo do gerador ao consumidor final.
Como obter o registro para emissão de GAS-REC?
O processo é bastante simples, e conta com uma auditoria documental, através do qual o Instituto Totum audita informações da usina geradora de biogás / biometano, como:
-
- Contrato social da Usina;
- Ata Assembleia designação Diretoria;
- Autorização de Funcionamento / Licença de Funcionamento;
- Documentação de autorização da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis);
- Formulários do Programa, conforme disponibilidado no site do Instituto Totum;
- Medidor de vazão com identificador de calibração;
- Laudo de calibração;
- Laudo de poder energético do biogás (metro cúbico para MBTU);
- Declaração de não utilização do biogás para outras atividades;
- Avaliação do Metano evitado para constar na base de dados do Programa Metano Zero;
- Verificação de alegação de créditos de carbono de metano evitado e/ou uso de energia renovável.
Quais são os primeiros passos?
O primeiro passo para o processo de certificado GAS-REC é a assinatura do contrato junto ao Instituto Totum e envio da documentação citada anteriormente.
Primeira empresa autorizada a comercializar GAS-REC
Recentemente a empresa Adecoagro recebeu autorização para comercializar certificados GAS-REC. Tornou-se a primeira no Brasil autorizada pelo Instituto Totum. Saiba mais.
Sobre - Instituto Totum
O Instituto Totum é Organismo Certificação acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro para os escopos de Gestão da Qualidade (sob o número OCS 0038), Inventários de GEE - OVV (sob o número OVV 0009), Certificação de Pessoas (sob o número OPC 0017), na modalidade Certificação de Auditores em Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) e Certificação de Produto (sob o número OCP 0169) no escopo: Entidades Gestoras Técnicas (EGT) dos Programas Setoriais da Qualidade no Âmbito do PBQP-H. É também inspetor credenciado pela ANP para o RenovaBio, e atualmente gerencia programas de autorregulação no Brasil nos mais diversos setores, como exemplo, mas não limitado a, alimentação, segurança, energético, financeiro, entre outros. No setor de energia, é Emissor Local do I-REC no Brasil, responsável pelo Programa Brasileiro de Certificação de Energia Renovável (REC Brazil) e pela Certificação GAS-REC (biogás e biometano)
Informações sobre GAS-REC: luciano@institutototum.com.br ou (11) 3372-9575.
Saiba mais: 10 Perguntas e respostas essenciais sobre o Certificado GAS-REC
Gostou do assunto?
Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?
Fonte: Instituto Totum
Os créditos e responsabilidades sobre o seu conteúdo são da fonte especificada. Portal Energia e Biogás ®.