O biogás e biometano na Europa

Clipping
postado em 17/05/2019
aproximadamente 2min54s de leitura
Dinamarca, Alemanha e Itália lideram o mercado europeu de biogás e biometano. Dinamarca integra 10% à rede de gás, Alemanha gera 100 mil empregos, e Itália foca no transporte. Crescimento atrelado a subsídios.
Image

Biogás e Biometano na Europa: Dinamarca, Alemanha e Itália lideram o desenvolvimento do mercado

Em um artigo publicado por Marc-Antoine Eyl-Mazzega e Carole Mathieu, do Instituto Francês de Relações Internacionais (IFRI), são apresentados uma análise e dados do mercado europeu nos últimos 10 anos. Os líderes da UE são a Dinamarca (10% da rede de gás), a Alemanha (mais de 100.000 empregos diretos) e a Itália (centrada no setor dos transportes). O crescimento tem sido impressionante, mas será difícil de sustentar se os subsídios forem cortados cedo demais, dizem os autores.


Repetidamente, os legisladores em todo o mundo estão enfrentando a mesma questão: quais as tecnologias subsidiar e apoiar, quando e por quanto tempo manter esses subsídios.


Como definir esses custos e o momento em que precisam ser reduzidos até desaparecerem, quando uma escala de consolidação do mercado for alcançada. A energia solar e a eólica estão a caminho de provar que é possível a redução dos subsídios. E quanto aos biocombustíveis?


No momento em que a União Europeia (UE) está discutindo sua estratégia climática de longo prazo e elaborando nova legislação para promover a descarbonização de seu setor de gás, uma análise detalhada da experiência da Dinamarca, Alemanha e Itália com a produção de gás renovável pode fornecer lições.

10 anos de biogás: Dinamarca, Alemanha e Itália lideram

mpenhada em alcançar a neutralidade do carbono até 2050 e enfrentar o esgotamento de seus campos de gás no Mar do Norte, a Dinamarca tem um interesse claro em tornar pilares centrais o biogás e o biometano no seu futuro sistema de energia inteligente. Da mesma forma, na Alemanha, o foco na geração de eletricidade baseada em fontes renováveis levou a um desenvolvimento robusto de usinas de biogás com conversão de eletricidade no local e unidades de geração combinada de calor e energia (CHP). Desta forma, a Alemanha se tornou — de longe — o maior país produtor de biogás na UE, com cerca de 105.000 empregos diretos em seu setor de bioenergia. Na Itália, a alta disponibilidade de matérias-primas agrícolas e o amplo uso de gás nas atividades de transporte também foram fortes argumentos a favor da produção de biogás e da purificação para o biometano, para facilitar a realização da meta de expansão das renováveis para o setor de transportes e reduzir as emissões de CO2 do país.

Para acessar o artigo completo do Marc e Carole, clique aqui.

 

Referencias

Tags

Outras Postagens Similares
Image 07/10/2024

Clipping Semanal - de 30 de setembro até 04 de outubro de 2024

Clipping Semanal 30/09 - 04/10: Expansão do biogás e biometano com novos investimentos, inovações tecnológicas e avanços regulatórios impulsionam o Brasil na transição par...

Continue Lendo

Image 03/07/2024

Junho de 2024 marca avanços significativos no mercado de biogás

Descubra as últimas novidades sobre o mercado de biogás e biometano no Brasil em junho de 2024, destacando investimentos, inovações e expansões promissoras....

Continue Lendo

Image 11/04/2024

Brasil Investe Fortemente em Biometano

O Brasil está embarcando em uma revolução energética e investe fortemente em biometano. Atvos, Mitsui, Geo e Orizon estão liderando o caminho para uma economia mais sustentáv...

Continue Lendo

Image 15/03/2024

Do sul ao nordeste, investimentos em biogás e biometano avançam no Brasil

Confira 5 destaques da semana: O Tecpar lidera uma iniciativa no PR, com a estruturação de um novo laboratório voltado para pesquisas de biogás e biometano. Enquanto isso, em F...

Continue Lendo

Copyright ©. Todos os direitos reservados.

Loading...