5º Episódio
Metha Energia
Startups de Biogás do Brasil
Afinal, o que é uma Startup?
Neste 5º Episódio da série temos o prazer de apresentar:
Metha Energia
Belo Horizonte - MG
A Metha Energia é uma empresa que usa tecnologia para inovar na forma de os clientes se relacionarem com o serviço de energia.
A empresa criou um produto simples e transparente, que respeita e dá liberdade aos seus clientes, conectando energia limpa ao consumidor final em todo o estado de Minas Gerais, através de geração distribuída.
Por meio de uma plataforma totalmente digital, a empresa inovou fornecendo economia de até 15% na conta de energia elétrica e acesso a uma energia limpa e sustentável. Tudo isso de forma simples, sem fidelidade e sem alterar nada em sua instalação elétrica.
A Metha Energia fez uma parceria com a multinacional Asja para distribuir a energia gerada em uma Usina de biogás, capaz de produzir 1,8 milhão kWh/mês de energia limpa. Além de gerar economia na conta de luz das pessoas que se cadastrarem no serviço da empresa, proporciona uma redução de emissão de 105.875 toneladas de CO2 na atmosfera a cada ano.
Apesar do foco principal da entrevista ser o biogás, vale ressaltar que a Metha trabalha com várias fontes de energia limpa e renovável.
Para conhecer mais sobre a Metha Energia, conversamos com Victor Soares, Cofundador e CEO da Metha Energia, sobre os desafios e as perspectivas para empreender na área de biogás no Brasil.
Confira a seguir a entrevista com Victor Soares.
ENTREVISTA
Victor Soares
Cofundador e CEO da Metha Energia
Empreendedor, destaca-se no desenvolvimento de Estratégia Empresarial e Finanças Corporativas.
1. Portal Energia e Biogás – Fale um pouco da sua carreira profissional e destaque em que momento surgiu o interesse pela energia limpa, incluindo o biogás, como uma solução energética?
Vitor Soares - Minha carreira foi toda criada nas áreas comerciais e de consultoria, conheci com profundidade o mercado de energia e as suas possibilidades de atuação quando por conta da insatisfação no momento da busca de soluções para reduzir o custo de energia enquanto consumidor começar a investigar soluções que pudessem abranger o maior número possível de pessoas.
2. Portal Energia e Biogás – Como surgiu a Metha Energia?
Vitor Soares - A Metha surgiu para revolucionar o setor elétrico no Brasil. A empresa mineira, fundada em 2018, criou um modelo pioneiro de atuação no sistema de geração distribuída para o mercado B2C, conectando produtores de energia limpa ao consumidor final.
Na prática, a Metha criou um serviço de energia 100% digital que proporciona até 15% de desconto na conta de luz de seus clientes. Mais de 75 mil pessoas já se cadastraram na plataforma.
3. Portal Energia e Biogás – Quais foram as principais motivações para empreender na área de biogás?
Vitor Soares - A maior motivação foi observar que era uma demanda reprimida, quando vimos a quantidade de usinas de produção de biogás que não utilizavam a sua total capacidade e nem as melhores tecnologias pela dificuldade de escoar a produção de maneira lucrativa entendemos que ali existia uma oportunidade clara.
4. Portal Energia e Biogás – Quais são os desafios para desenvolvimento de um startup na área de biogás, no Brasil?
Vitor Soares - Existe uma enorme dificuldade no acesso e desenvolvimento de empresas nessa área de atuação pela dificuldade de acesso aos ativos de geração.
Quando as startups são focadas na melhoria do hardware, existe a dificuldade intrínseca do Brasil de desenvolver esse tipo de tecnologia.
Quando dependem do ativo para desenvolver a sua solução a dificuldade passa a ser o desenvolvimento da parceria com as pessoas que possuem as usinas que é um processo lento e difícil..
5. Portal Energia e Biogás – Em qual segmento de startups a Metha Energia se enquadra: é uma Enertech, Cleantech ou outra?
Vitor Soares - A startup mineira é uma Energytech que conecta produtores de energia limpa ao consumidor final.
6. Portal Energia e Biogás – Nesse momento, a Metha Energia está inserida em algum incubadora de empresas, aceleradora ou hub de inovação?
Vitor Soares - Hoje em dia nós fazemos parte do grupo de empreendedores da rede Endeavor e da comunidade de startups de Belo Horizonte San Pedro Valley.
7. Portal Energia e Biogás – Quais os serviços que esse ambiente disponibiliza para apoiar o desenvolvimento e estruturação da startup?
Vitor Soares - A troca com outras empresas, mesmo que de seguimentos completamente diferentes, mas que estão passando por momentos de crescimento similares, faz com que nós tenhamos uma troca super rica e possamos encontrar as melhores práticas para superar os desafios.
8. Portal Energia e Biogás – A Metha Energia está em qual fase de desenvolvimento de startup (ideação, produto ou MVP, tração e escala)?
Vitor Soares - Avançamos nas fases de ideação, MVP e tração. Atuamente a Metha está na fase de Escala.
9. Portal Energia e Biogás – A Metha Energia atua em quais modelos de negócios B2B, B2C, outros?
Vitor Soares - Nosso foco de atuação é no modelo B2C (Business to Consumer), ou seja, transação entre a empresa e o cliente final.
10. Portal Energia e Biogás – Fale sobre o portfólio de projetos desenvolvidos (produtos e serviços) pela Metha Energia:
Vitor Soares - Atualmente a Metha oferece somente um serviço que é o desconto na conta de energia elétrica através da conexão dos clientes com usinas de geração de energia limpa de diversos modais diferentes.
11. Portal Energia e Biogás – A Metha Energia já participou de alguma rodada para captação de investimentos para acelerar o crescimento do negócio?
Vitor Soares - Já recebemos investimento em duas rodadas de captação diferentes. Infelizmente não divulgamos detalhes.
12. Portal Energia e Biogás – Há disponibilidade de fomento para pesquisa, desenvolvimento e inovação em empresas na área de biogás?
Vitor Soares - São poucas as iniciativas focadas especificamente em biogás.
A Metha Energia especificamente, em toda a sua jornada, teve contato com pouquíssimas iniciativas.
13. Portal Energia e Biogás – Qual é a importância do desenvolvimento de parcerias estratégicas para estruturação da Metha Energia?
Vitor Soares - Sempre estabelecemos parcerias com os mais diversos players, entendemos que se colaborarmos iremos mais longe. Logo sempre buscamos esse tipo de colaboração.
14. Portal Energia e Biogás – Quantos colaboradores possui a Metha Energia? Qual é o perfil do colaborador que Metha Energia tem interesse em atrair?
Vitor Soares - Hoje são 35 colaboradores. Buscamos pessoas excepcionais em suas área de atuação e com uma capacidade de adaptabilidade e pensamento fora da caixa muito desenvolvidos.
15. Portal Energia e Biogás – Sobre projeto que conecta "Da lixeira à tomada", quais foram os principais desafios para o desenvolvimento do serviço/produto?
Vitor Soares - Os principais desafios foram ligados ao desenvolvimento do projeto em si, com a obtenção das licenças e registros junto aos órgãos competentes e a implantação da parceria em si que foi uma negócio entre empresas de países diferentes, acostumadas a modelos diferentes e que demorou bastante tempo para acontecer.
16. Portal Energia e Biogás – A energia elétrica gerada no aterro sanitário será destinada para qual perfil de consumidor final de energia elétrica?
Vitor Soares - Toda a energia do aterro está sendo utilizada por pessoas físicas em suas residências em diversas regiões do estado de Minas Gerais.
17. Portal Energia e Biogás – Qual é consumo médio mínimo de energia elétrica (kWh/mês) que um cliente precisa ter para adotar a energia gerada no aterro?
Vitor Soares - Não há consumo mínimo para aderir ao serviço da Metha Energia.
O morador não precisa fazer nenhum tipo de obra ou alteração na instalação elétrica de sua residência: basta se cadastrar no site e o serviço passa a destinar créditos de energia para a instalação do cliente.
Também não há nenhuma alteração no abastecimento de energia, que continua sendo feito pela concessionária local. O que muda é que o cliente passa a pagar apenas o boleto da Metha Energia, que substitui a conta de luz, é mais fácil de entender e sempre vem com desconto.
O serviço é gratuito e 100% digital, desde o cadastro até o recebimento das faturas.
18. Portal Energia e Biogás – A Metha Energia atua com projetos de energia gerada em aterro sanitário, há previsão para projetos de energia a partir de biogás da agropecuária, agroindústria e estações de tratamento de efluentes, por exemplo?
Vitor Soares - Sim, estamos a todo tempo buscando novos parceiros que possuam plantas de energia em operação ou em fase de implantação dos mais diversos tipos de produção de energia utilizando biogás.
19. Portal Energia e Biogás – A Metha Energia tem planos de expansão para outros estados?
Vitor Soares - Estamos em fase de expansão e, em breve, outros estados além de Minas Gerais terão acesso ao serviço da Metha Energia.
20. Portal Energia e Biogás – Fale sobre o atual momento do Brasil para o desenvolvimento de uma empresa, estamos em um bom momento para negócios na área de biogás?
Vitor Soares - O momento é sim favorável. Apesar da recessão que estamos vendo nos países estrangeiros e a queda dos mercados de investimento no geral, a pressão por ações que reduzam o impacto ambiental e que gerem soluções cada vez mais eficientes no tratamento dos resíduos faz com que os negócios ligados ao biogás estejam em um momento bastante promissor para se desenvolver.
Nunca foi tão fácil encontrar pessoas e empresas dispostas a investir, colaborar e interessadas em boas ações ligadas a sustentabilidade e ao impacto.
21. Portal Energia e Biogás – Quais as condições precisam ser criadas para que haja expansão do mercado de biogás no Brasil?
Vitor Soares - Os principais desafios estão ligados ao aumento da cadeia produtivo de equipamentos que atendam as usinas de biogás e a conscientização das empresas e pessoas que possuem matéria prima para a geração do biogás. Infelizmente, atualmente, a maior parte dos equipamentos de ponta na produção de biogás é importada, o que encarece o custo de implantação e torna a manutenção complexa.
Por outro lado, vemos muitas pessoas e empresas que poderiam aproveitar seu potencial produtivo para a geração do biogás que não o fazem por achar que é algo muito complexo ou caro.
22. Portal Energia e Biogás – Na sua opinião, o Brasil possibilita ambientes para desenvolvimento de startups que atuam com base tecnológica?
Vitor Soares - Sim. O Brasil tem se mostrado cada vez mais como um polo de empresas de tecnologia, com o surgimento de mais mão de obra especializada, profissionais focados nos temas de inovação e atração de investidores.
Apesar do modelo tributário e legal, que dificulta bastante a criação de modelos de negócio disruptivos e a gestão das empresas em fase nascente, o contexto é em sua maioria favorável.
23. Portal Energia e Biogás – Como a Metha Energia vê o mercado de biogás no Brasil para os próximos 5 anos?
Vitor Soares - Apesar de todo o potencial, o Brasil ainda explora muito pouco a sua capacidade de geração de biogás.
No entanto, temos visto nos últimos anos um crescimento das inciativas para aumento da produtividade dos sistemas já existentes e um número de pessoas e empresas cada vez maior interessadas em implantar sistemas.
Se somarmos à isso os avanços regulatórios do mercado de carbono temos um cenário bastante favorável.
AGRADECIMENTOS
O Portal Energia e Biogás agradece ao Vitor Soares e a toda equipe da Metha Energia pelas valorosas contribuições para desenvolvimento dessa reportagem.
Confira todos os episódios da série especial: Startups de Biogás do Brasil
⇒ 1º Episódio: KEMIA Tratamento de Efluentes
⇒ 3º Episódio: BioMovement Ambiental
Aguarde!
Em breve novos episódios da série com destaque para novas Startups que atuam no mercado de biogás em diferentes regiões do Brasil.
Quer destacar a sua startup no Portal Energia e Biogás, entre em contato com nossa equipe de redação: contato@biogaseenergia.com.br
Gostou do assunto?
Quer saber mais sobre o biogás no Brasil?
Todos os direitos reservados - Portal Energia e Biogás ®.